A QUINTA-FEIRA NO GAB

Muita efervescência por lá. Pela manhã Norival em atendimentos diversos no CRAS-Centro de Referência de  Assistência Social, a turminha do balé ia chegando para as aulas dos diversos grupos.
À tarde não foi diferente. No novo espaço no jardim acontecia o 71º  encontro do Projeto Mente Ativa, do GAB.
 
Essa turminha é fiel no comparecimento. A pandemia separou um pouco o bolo, mas vamos trazê-los de volta. 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Mírian levou esse tema como pauta para discussões.
Aparecida é a zelosa secretária do projeto. Convoca todo mundo a estar presente, no corpo a corpo, além da convocação que sai no grupo de WhatsApp.
Mirian levou o grupo a refletir e opinar sobre as transformações por que passa esse mundo e a necessidade de buscarmos nos atualizar nelas. O que pode ser considerado evolução e o que seria involução?
O namoro atual e a forma acelerada como "as coisas" acontecem na relação dos casais não recebeu uma boa avaliação. Mas, o espaço que os negros vêm buscando e conseguindo espaço na sociedade foi considerado uma evolução e se lembram das diversas formas de preconceito a que eles foram submetidos por muito anos. 
Mas, o foco foi direcionado para a mulher de ontem e a mulher de hoje Por unanimidade entendem que a evolução foi muito grande. Quando crianças, adolescentes, jovens e no casamento, elas não tinham os mesmos direitos  dos homens; pouco poder de decisão, de informação, bem diferentes dos "meninos" e dos homens.
Geralmente eram subjugadas pela dependência financeira do marido.
Eita! A simpática Cristina, coordenadora dos CRAS em Muriaé, tem um trabalho muito bom aqui nas quintas, sob a chancela da Secretaria de Desenvolvimento Social e veio trazer torta de galinha e refrigerante para a turma.
E assim passamos mais 2 horas juntos, finalizando com um bingo.
Manezim completou primeiro a cartela e ganhou um bom brinde.
O joguinho foi doado por Angelina, também coordenadora do projeto, mas não veio hoje, assim como Dani Clemente.
 
E no salão acontecia um evento, também alusivo ao Dia da Mulher. Todas as quintas esse grupo se reúne aqui para atividades diversas, patrocinadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.
As Assistentes Sociais Cristina e Elisângela comandaram uma reflexão com a turma sobre o papel da mulher na sociedade. Cristina usou muito as experiências tiradas com a sua avó, uma mulher muito pobre, mas cheia de garra e otimismo, exemplo a ser  perseguido.
Ela me mandou essas fotos.
Mas a coisa não é estática por aqui. A professora Elaine, gente de Beli, terminou as suas aulas de balé e veio ministrar aula de dança para essa mulherada animada.
A prefeitura fornece o lanche.
A foto oficial.
A equipe do Desenvolvimento Social.
Ainda tivemos o terceiro turno, uma reunião da diretoria do GAB, à noite, que eu mostro amanhã.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês