SEM QUALQUER FESTA D. NINA FAZ 93 ANOS

Exatamente hoje, 8 de janeiro e por diversos motivos sequer pudemos ir abraçá-la pessoalmente. Mirian teve a ideia de levar  almoço para ela, para celebramos em seu apartamento. Por telefone ela sugeriu que fizéssemos isso, por antecipação, na sexta, acompanhando-a na sua hidromassagem.
Pela manhã ela cancelou já que a chuva era intensa em Muriaé.
Deixamos para ir hoje, sábado, mas a chuva não para um instante sequer  e o aumento de casos de Covid, Ômicron, H3N2 nos levaram a poupá-la de qualquer risco.
Se formos voltar no tempo, em 2009 ele fez 80 anos. Nós morávamos em Salvador e viemos a Belisário exclusivamente para a festa, mas na véspera ela cancelou também pelo excesso de chuvas, para não colocar vidas em risco.
Mirian organizou um café da manhã de surpresa e vários da comunidade participaram. Luciene, do  Bastião Pedro, tinha a chave do portão e foi cúmplice disso. A Covid nos levou Lu.
A dança de um tango,  prevista para a festa noturna pode acontecer. Zé Maria Muniz, que ainda não morava aqui, foi seu par.
De Salvador trouxemos ingrediente de paella e Mirian satisfez esse seu desejo, num almoço bem íntimo. Nessa época não existia o blog e assim isso se perdeu. Contei com a memória de Mirian para resgatar isso.
Mas, Nina também fez besteiras na vida. Trocou Belisário por Muriaé e em  abril de 2016 ela resolveu voltar para o Rio. A diretoria do GAB organizou uma café colonial para marcar essa despedida.

Com música ao vivo, com essas feras no samba.

Em 2018 ela completou 89 anos, mas não teve festa. No blog fizemos a matéria, onde mostramos a impossibilidade de um evento.

ttp://www.embelisario.com.br/2018/01/parabens-para-dona-nina.html

"Hoje, 8 de janeiro, a amiga Nina Campos comemora 89 anos de vida. Infelizmente, estivemos em viagem e ela decidiu ir passar uns dias em Paraty, e assim não deu para irmos comemorar com ela. Sempre citamos que a nossa vinda para Belisário certamente não teria acontecido, não fosse os caminhos por ela abertos aqui no distrito, o que nos entusiasmou nossa vinda.
Há cerca de 30 anos, talvez um pouco menos, D. Nina, ou Nina, foi vítima do primeiro arrastão na Praia de Ipanema, onde morava, e sentiu que o Rio não seria para ela uma boa opção de vida e aqui revolucionou esse distrito rural. Ela havia se aposentado como Oficial de Chancelaria, o cargo administrativo mais elevado de uma embaixada, após trabalhar em diversos continentes pelo mundo, ter frequentado os mais requintados ambientes, inclusive se casado, em Nova Iorque,  com o Maestro Léo Peracchi, a quem Tom Jobim chamava de "meu mestre".
O Grupo de Artesãos de Belisário, por ela criado, deu e vem dando total impulsão ao distrito.
Ali tudo acontece.
O CARNABELI tem a sua cara e dedos.




































concurso Miss Vovó...
A Cavalgada de Belisário teve a sua participação direta na sua criação e em todas as que aconteceram quando Nina aqui residia.
As placas mostram tudo isso.

Deu o nome à melhor cerveja produzida pela BEERLISARIO. 

Muitas homenagens.
E títulos...
Em 2019, aproveitando a comemoração de seus 90 anos, ela lançou o seu livro História de Belisário, em III tomos. A festa foi aqui no GAB.





Teve apresentação de balé...


O Cônsul de Belisário em Miradouro...
E o Prefeito Grego. 
Viva D. Nina!!!
Em 2020 ela organizou um belo evento para comemorar seu 91 anos. Foi numa chácara onde ela morou por pouco tempo em Miradouro.


Em 2021 a pandemia já estava alastrada matando gente e amigos. Fomos comemorar com Nina os seus 92 anos, em Miradouro, porém de forma bem modesta.
Mirian encomendou um bolo para ela e os netos Luísa e Léo foram conosco.

A turma de Belisário ia mandando mensagens para ela.

Léo Fonseca fez chamada de vídeo

O que não pode é passar em branco esse 8 de janeiro.



Uma pena não termos comemorado os 93 anos. Somente cumprimentos por telefone. Adiamos a comemoração. 
Nina passou por uma cirurgia de bacia, a assim passou a andar como auxílio de um "andador", mas não sai das ruas de Muriaé. 

Vida longa para D. Nina!
Fechando a matéria recebi de Zé Maria Muniz essas fotos, tiradas agora, 17:30h. Estamos com chuvas ininterruptas  há mais de 48 horas.
Fechar a estrada de Rosário de Limeira é questão de horas, imagino eu.






 



Comentários


  1. Merecidas homenagens, títulos e etc, etc e etc!!!
    Mil likes para ela!
    Dayse Anne Pires -

    ResponderExcluir
  2. Hoje, eu e Gilca passamos por ela, que estava caminhando numa rua paralela à minha. Ela é das grandes personalidades que conheci em minha vida. Um grande abraço para ela por nós.
    Antônio Francisco e Gilca

    ResponderExcluir
  3. São 93 aninhos muito bem vividos. Esbanja e contagia alegrias por onde passa. Aprendi muito com ela.
    Que Nina tenha muita saúde e que continue espalhando sabedoria por onde passar; Ruma às comemorações de seu centenário. Receba Nina o meu carinho , a minha gratidão. Muitos aplausos para ela.
    Mateus Balbino

    ResponderExcluir
  4. Muito grata aos mais que amigos, Cléber e Mirian, ele engenheiro e ela psicóloga com doutorado, ambos aposentados que concordaram em vir morar em Belisário e aqui dedicar o seu melhor à comunidade. Difícil resumir o que estão fazendo, sem medir esforços e no melhor estilo, junto às autoridades, à comunidade e , extraordinariamente, junto aos visitantes. Em todas as solenidades lá estão eles colaborando, assim como também em necessidades.
    Muito grata também aos sobrinhos, primos e amigos que me enviaram gentilmente mensagem pelo dia de hoje. Por isso e por ter alcançado os 93 anos sinto-me muito feliz. Morando agora em Muriaé, contente com as andanças diárias, para fazer exercício, no centro da cidade. O mais divertido é que sempre encontro algum conhecido e dá pra gente "candongar" um pouco. Bom demais!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dona Nina, feliz aniversário, te desejo tudo de bom, muita saúde, paz e alegrias, que você continue contagiando a todos por onde passa, pessoa ímpar, dotada de grande sabedoria, vida longa pra senhora, receba meu abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Lucas. Feliz aniversário estou tendo, vida longa ninguém sabe. Nem eu...
    Um abraço e tudo de bom, querido. Continue olhando por Belisário... ele merece!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês