O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM BELISÁRIO

Boa parte de nosso dia nessa sexta foi dedicado a esse tema. Aliás, desde que aqui chegamos esse tem sido o foco nosso e de várias pessoas em Belisário.
O amigo Fernando Paixão, da FUNDARTE, agendou essa sua vinda aqui, acompanhando Aline, uma profissional da área de turismo, residente em Viçosa.
 
Aline foi contratada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Muriaé para elaborar projetos buscando recursos internacionais para aplicação na área de turismo. 
É claro que, em se tratando de turismo no município, a região de Belisário, entorno do "Parque Estadual Serra do Brigadeiro", logo entra em evidência.
Vamos dar um giro com ela. Passamos pela Cachoeira de Belisário, sem tirar fotos. Vai essas de arquivo, antes da intervenção da FUNDARTE melhorando o acesso a ela. O nível da água está bem mais elevado.
Depois, passamos na Cachoeira do Nahor onde Aline teve um ótimo encontro com o Professor Lucas, do IFE, Instituto Federal de Educação-Muriaé. Professor de Geografia, ele tem participação nos estudos comandados pela Fraternidade Franciscana que apontam os riscos de atividades minerárias nessa zona de amortecimento do Parque. juntos querem trocar ideia sobre biodigestores.
Uma parada na Bica do Zé Carneiro para hidratação.
E como falamos em biodigestor, apresentei a ela um modelo implantado aqui pelo ambientalista Renato Sigiliano, acompanhado de um reflorestamento da área, com apoios diversos, inclusive da EMATER, na época coordenada, na região, pelo Dr. Edson Curi, com quem ela também manterá contato, por nossa indicação. 
E aí, amigo Carneiro, qual o seu grau de satisfação para com o biodigestor? 100% foi a sua resposta. Ele deu algumas explicações in loco sobre o funcionamento do aparelho, que impede o lançamento do esgoto do vaso sanitário diretamente no rio.
Continuamos na direção da Pedra Alta, entramos no primeiro acesso ao Pico do Itajuru, mas não subimos até a Trilha das Bromélias. Paramos na propriedade de Beto, que está se estruturando para receber turistas que vêm nas suas caminhadas na direção do Pico. Já tem aqui quartos e esse espaço de descontração de grupos. Ele tem planos de crescimento, dependendo, como disse, de garantia de bons acessos.
Seguimos em frente até o Centro Multiuso, que estava fechado e nossos visitantes tinha horário de retorno para Muriaé. A prefeitura está com bons projetos de receptivo turístico nesse local. 
Bonita a pedra com marcas das águas que desceram sobre ela nessa chuvarada que caiu na região.
Já de volta. Silvan, que participou da reunião no GAB, como um dinamizador que é do turismo na região, através da Vital Ecoturismo, também é servidor da Secretaria de Obras e não nos acompanhou, pois está super envolvido com a recuperação das estradas. 
Almoçamos no Restaurante Fundo de Quintal.
Guardando espaço para a sobremesa.
São 7 tipos de doces caseiros, tudo incluído no preço da refeição. 
E foi assim. Aline tem esse desafio pela frente, de tentar encaixar projeto(s) que possa (m) contemplar a nossa região.
Opa! ela ficou de passar um fim de semana em nossa pousada, com a família. 

Comentários

  1. Projeto assim é tudo que sonhamos, pois abre várias frentes de emprego. E quem não gosta de conversar e atender visitantes de várias partes do Brasil e até do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Dona Nina reunião no GAB a Senhora sempre é lembrada como a idealizadora e visionaria dos trabalhos que são desenvolvidos hoje junto a comunidade para a promoção de Belisário como destino turístico, saudade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês