QUE EVENTO EDUCATIVO E INTERESSANTE!!!

As famílias da "Escola Cresça e Apareça", de Alice, foram convidadas. Vamos começar bem o nosso sábado. Temos compromisso à tarde e à noite. Afinal, nós estamos na Bahia, onde não tem monotonia e é só alegria.
Tomamos a direção do Aeroporto, mas vamos entrar aqui, na direção da Praia do Flamengo. Odeio ter de escrever esse nome.
É forte o sincretismo religioso aqui, com forte influência do culto afro.  Na Bahia há respeito entre as religiões, com algumas poucas exceções, como convém a um povo civilizado.
Chegamos no "Parque da Dunas". Sobre ele: "O Parque das Dunas Salvador está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de 6 milhões de metros quadrados. O lugar é de grande importância pro meio ambiente por ser o maior manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país.
Ele está voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo. Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG’s nacionais e internacionais, entre outros. É de grande importância pro meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país.
Certamente que a atração mais requisitada no Parque das Dunas são as trilhas interpretativas. Os grupos que participam do passeio vão acompanhados de guias capacitados, que, ao longo do percurso, explicam características do ecossistema, entre sua flora e fauna exuberantes. Se engana quem pensa que as dunas são apenas “um monte de areia”.
Normas de higiene são observadas. A COVID 19 ainda não acabou.
Não me canso de elogiar essa "nossa" escola. É extremamente criativa, uma proposta pedagógica diferenciada, dentro de um clima de uma grande família.  Seus diretores Martial e Mariana Morgenrhot são nosso amigos pessoais.
O evento de hoje é Feira do Conhecimento -Dia da Família. Veja o tema.
Os direitos de uma criança são....
Eu fiz questão de acrescentar como direito da criança: "Direito de não falar para a mãe tudo o que o vovô deixa fazer".
Utilizando técnica de escultura com papel as crianças montaram os seu insetos.
Sapos, grilos, esperanças... tudo isso tem aqui.
Cada um monta aqui o seu inseto.
E com uma bolinha vota no seu inseto preferido. Joaninha, abelha e mosca estão empatadas na preferência 
Mais um direito da criança.
Quais os cuidados que os guardiões do planeta devem ter para com o Meio Ambiente? 
Cada um aluno é convidado a plantar uma batata pelo método hidropônico.
O coordenador do Parque, Professor Jorge, será o guia daqui por diante, numa trilha onde busca conscientizar os participantes quanto à imperiosa necessidade de se preservar o meio onde vivemos. Um aquecimento antes de começar.. 
E lá vamos nós a caminho das dunas.
Os esclarecimentos são dados. Aqui somos apresentados ao guajuru, que tem grande teor de magnésio e assim é um bom remédio para o estômago.
Vamos andar mais. Pegaremos uma subida forte na areia.
Mais aula de conscientização ecológica por parte do Professor Jorge. Sobre a água temos que estar atentos a esses números que a gente sabe mas sempre esquece: 70% do nosso plante é água. Desse grande volume, apenas 5% é de água doce. E se você não sabe, passa a saber que apenas 0,05% é de água potável. Isso mesmo, meio por cento.
Pense nisso na hora de abrir uma torneira.
Vamos entrar na área de corujas buraqueiras. Muito silêncio.
Não sabia que elas aqui cavam por debaixo da areia para botar os ovos. Uma entrada e uma saída distantes vários metros. Se o gavião entrar por um lado a coruja sai com os filhotes pelo outro.
Olha ela lá no toco!
Além de sapos rãs, a lagoa tem jacarés do papo amarelo.
O Professor de música da Cresça e Apareça é o Pedro. Ele dá uma relaxada na turma, com sons em harmonia com o ambiente.
Distribui instrumentos, forma uma bandinha
Fechamos o círculo, fazendo um percurso bem curto e já estamos de volta onde chegamos. As crianças têm a oportunidade de conhecer um minhocário. Cada uma quer ter uma(s) minhoca(s) em sua mão.
Preparam uma comidinha de pedras e outros elementos da natureza...
Vá lendo aí.
Um pouco de astronomia, tratando dos  8 planetas do sistema solar.
Antes das 12 horas o evento terminou. Temos uma longa agenda a cumprir ainda hoje.
Claro que vou lhe mostrar, inclusive uma "festinha que está começando aqui no prédio. Em termos de festa o baiano não sabe brincar. Logo apela.

Comentários

  1. Que passeio fantástico. De parabéns a escola Cresça e Apareça pela iniciativa brilhante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês