DOIS PROGRAMAÇOS PARA FAZERMOS JUNTOS.

Vamos no primeiro deles, lembrando que Salvador é música, é ritmo, é sonoridade. Aqui a música é uma das principais manifestações culturais do povo baiano. Isso agora vai ficar registrado num museu, com alta tecnologia e em muitos ritmos num mesmo espaço. Vamos lá para conhecermos isso.
Primeiro vamos passar na Reitoria da UFBA para pegar a Dra. Helma.

Tive de cortar um monte de fotos, para a matéria não ficar grande demais. Estamos descendo a Av. do Contorno, com direito a essa chocante vista da Baía de Todos os Santos.

Elevador Lacerda e Igreja de N. Senhora de Conceição da Praia, de onde sai a famosa "Caminhada do Bonfim", no dia 14 de janeiro. 

O Lacerda liga as Cidades Alta e Baixa.
O Mercado Modelo é um local muito interessante para turistas e locais.
Carro estacionado, 20,00 para o guardador mais 10 reais para um segundo guardador e assim eles vão tomando dinheiro dos turistas.
Vamos entrar aqui, nesse casarão de azulejos azuis, que fica também próximo do Elevador Lacerda, um edifício construído entre 1851 e 1855 e tombado em 1969 pelo Iphan, onde já funcionou um hotel e um supermercado.
Vamos no novíssimo "Museu da Música da Bahia", que  faz a gente dar uma mergulhada no passado e no momento presente. “Um passeio histórico-musical neste estado-país, berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos.”
Cada "box" desse tem uma apresentação, um ritmo próprio de cada bairro.
Onde os artistas vão fazendo os seus relatos, contando as suas experiências e histórias.
O Campo Grande é a cara da Bahia. Torna-se uma efervescência no carnaval e na Festa de 2 de Julho de 1823, Dia da Independência do Brasil em definitivo, dez meses depois do 7 de setembro de 1822.
Os bairros, seus artistas e seus ritmos.
O famoso Curuzu e o Bairro da Liberdade. "Em 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística desmentiu a fama de o bairro ser o com o maior número de negros do Brasil: na verdade, tal posto cabe ao bairro de Pernambués, também na cidade de Salvador."

O Santo Antônio Além do Carmo é ponto obrigatório de visita. Fica junto ao Pelourinho e tem bons hotéis, pousadas e cafés, e uma belíssima vista para a Baía de Todos os Santos.
O Rio Vermelho é famoso pela casa onde moraram os baianíssimo Jorge Amado e Zélia Gattai sendo hoje um museu.
"A Praça Castro Alves é do povo, como céu é do avião..."
Ivete Sangalo é paixão nacional.
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã
São 4 pisos. Vamos subir. 
Os atendentes são gentis e super bem treinados.
Esses baianos revolucionaram a música brasileira criando ritmos (Tropicália, Bossa Nova...). Quanto ao Gregório de Matos, "alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia. É considerado um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial".
Gilberto Gil agora é imortal, após ser eleito para a Academia Brasileira de Letras. Li muitas baboseiras em redes sociais criticando isso, dizendo que o cantor da "Caneta Azul" ou o Tiririca poderiam ser os próximos eleitos. Tudo bem. Se um dia eles forem capaz de compor o que Gil compôs, eu acho que passam a merecer. Essa é a minha fé.
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Que a fé 'tá na mulher
A fé 'tá na cobra coral
Oh oh
Num pedaço de pão
A fé 'tá na maré
Na lâmina de um punhal
Oh oh
Na luz, na escuridão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá olêlê
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh menina
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
A fé 'tá na manhã
A fé 'tá no anoitecer
Oh oh
No calor do verão
A fé 'tá viva e sã
A fé também 'tá prá morrer
Oh oh
Triste na solidão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh menina
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Oh oh
A pé ou de avião
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Oh oh
Pelo sim, pelo não
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
E a gente ouve a "Orquestra Sinfônica da Bahia", com essa "maestrina" explicando como funciona uma regência de orquestra.
Amo esse povo. Você entra e os ouve em vídeo.
Raul Seixas é paixão nacional.
Axé music...
Vou mostrar mais na próxima matéria. Não coube tudo nessa.





Comentários

  1. Maravilha de matéria, Cléber. Gostaria que você fizesse uma só sobre Castro Alves, que tão jovem com suas pujantes e pungentes poesias ajudou muito no longo e difícil processo de abolição da escravatura, não é mesmo?

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