TÁ AÍ UM PROGRAMA QUE EU GOSTO MUITO

Foi na noite dessa quinta, na Fazenda Boa Vista do Itajuru, aqui em Belisário, a premiação de mais um Concurso Curraleiro.
Na foto acima o Dr. Fernando Rogério, que eu intitulo como o CEO, ou diretor geral da fazenda, Zé Maria Muniz, que foi comigo, Dr. Aloísio Rogério, o fazendeiro anfitrião e o Karlos mais famoso de Muriaé, dono da Karlo's Papelaria, onde todo mundo compra.
Nessa noite será feita a ordenha da novilha e da vaca desta fazenda, para ver qual serão os animais vencedores do torneio curraleiro. Os outros animais de outras propriedades já foram ordenhados. 
O torneio é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, que premiará com 10 mil reais o produtor campeão.
Todos acompanham, essa última ordenha.
Pedrão é o fiel escudeiro de Aloísio.
Opa! Olha quem está aqui! A jornalista Lúcia Helena, da Comunicação Social da prefeitura, que sempre cobre a Secretaria de Agricultura.
Na cozinha "Todinha" comandando a alimentação. Sempre há esse tipo de evento aqui, onde todos são muito bem recebidos. Aloísio é uma referência entre os produtores leiteiros da região, incentivando-os à busca de formação de um rebanho selecionado geneticamente, para obter maior produtividade. Ele é muito técnico, até pela sua formação de Engenheiro aposentado da Petrobrás, tendo trabalhando até nos Estados Unidos. 
Fabiana e o filho não estão apenas vestidos de produtores. Eles são produtores leiteiros, de fato. Em sua propriedade sempre acontece concurso curraleiro, promovido pela Prefeitura de R. da Limeira.
A maioria são parceiros da fazenda.
Dr.  Simeão é Medico Veterinário, servidor da Agricultura e dá assistência técnica a essa fazenda e outras, sendo o coordenador do concurso. Declara a sua satisfação com a participação dos 15 produtores de Muriaé e com o resultado desse concurso, onde Aloísio foi o vencedor com seus animais disputando na categoria novilha e também vaca.
Também se pronunciou Carlos Kneip, Secretário de Obras, cargo que acumula com o de Secretário de Agricultura, sendo assim, o promotor desse evento. Ele lembra a importância desse tipo de concurso, como um estímulo para que os produtores se sintam mais motivados a aperfeiçoarem a cada dia o seu rebanho leiteiro.
Uma farta mesa nos espera.
João Paulo sua equipe da CRESOL. Essa cooperativa de crédito é parceira histórica de Belisário, onde tem muito associados. Quer saber mais, ligue (32) 98851 8920.
Silvan Vital, da Vital Ecoturismo, também é servidor da Secretaria de Agricultura. Vai aí uma foto com o seu chefe.
Foi um grande ganho para a prefeitura a sua contratação, o que permitiu uma aproximação do executivo municipal com a Serra do Brigadeiro, até aqui divorciados um do outro.
A Secretaria e a FUNDARTE têm grandes projetos de infraestrutura, para haver um receptivo digno para os turistas no Parque Serra do Brigadeiro. 
Além de Karlos, conheci nessa noite outra figura famosa de Muriaé, o Paulinho Construtor, no centro da foto. Ele também é produtor leiteiro, com propriedade em Boa Família, e a sua novilha Iolanda ficou em segundo lugar nesse concurso. Paulinho já saiu vitorioso em dois outros concursos anteriores. Ao seu lado o filho Paulo Ígor que já assumiu o negócio da fazenda, sendo ele acadêmico de Medicina Veterinária. Ele nos informou que a raça de Iolanda é 5/8, que significa a sua composição genética. Ela produziu quase 48 litros de leite.
De Paulinho Construtor a declaração: O torneio curraleiro é um incentivo muito grande para os produtores. Ele cresce a cada ano, assim como cresce a média do leite produzido pelas vacas, pois colocamos mais criatividade com o aprendizado que vamos acumulando. Sempre participei e só tenho a agradecer aos organizadores".
Muito feliz por ter presenciado mais esse concurso. É uma reunião familiar, de muita camaradagem e importantíssima para dar visibilidade a esses heróis do campo. 
Ah sim! Também conheci Adenilson Chaves, novo coordenador da EMATER na região, em substituição ao memorável Dr. Edson Cury, que se aposentou. A EMATER apoiou o concurso fiscalizando a pesagem do leite em cada ordenha.

Comentários

  1. Oi Cleber.
    Muito boa reportagem no concurso leiteiro, valorizando nossos produtores rurais.
    O produtor Aloísio Rogério está em todas. Ele é um dos mais importante produtores de leite da região de Muriaé . Investiu muito na melhoria da bovinocultura de leite, com genética de alta qualidade e boa alimentação do gado, com produção de silagem de milho e ótima pastagens.
    Edson Cury

    ResponderExcluir
  2. Boa cobertura Cleber. Sempre divulgando Belisário/Muriaé e afins. Assim vamos acompanhando a luta no campo. Parabéns pela valorização! Reginaldo - Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  3. Muito bom . Esses eventos são motivacionais . Tenho certeza que vem influenciando muitos produtores a melhorar qualidade de seu rebanho. Isso além de proporcionar momentos festivos , aproxima uns dos outros . Parabéns pela reportagem

    ResponderExcluir
  4. Cumprimentos a todos desse concurso leiteiro e parabéns aos proprietários, dr. Aloisio Rogério vencedor do 1º lugar e sr. Paulo Construtor pelo 2º lugar. Bom rever aqui vários conhecidos de Muriaé, de Rosário da Limeira e de Belisário, bem como Todinha e suas colaboradoras nesse momento tão especial. Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês