COISAS QUE NÃO PODEM ACONTECER

 

A comunidade escolar de Belisário foi surpreendida com a notícia de suspensão do transporte escolar, que traz alunos da zona rural para as escolas estadual e municipal.
Essa nota foi emitida nessa manhã:
Bom dia!
A Secretaria Municipal de Educação, (SME) de Muriaé informa que, em razão da não renovação do contrato emergencial de transporte escolar e da não conclusão do processo licitatório, excepcionalmente, nos dias 21 e 22 de outubro, não será possível fornecer o transporte escolar terceirizado aos alunos da rede municipal.
Nesta oportunidade, informa que no referido período, a SME, juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, dará forma alternativa para a retomada regular do transporte.
À noite recebemos a triste notícia, pelo zap, através de dois prestadores de serviço e fomos cedo na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, onde o quadro era esse. 
As professoras estão chegando, enfrentando o barro da estrada, que piorou bastante de ontem para cá.

Em condições normais isso aqui estaria recebendo ônibus e Vans, além dos carros particulares e muitos alunos.

Tavinho, que vem cedo entregar leite, quis saber como ficaria o turno da tarde, quando suas duas filhas deveriam utilizar o transporte, vindas da Comunidade do Serrote.
Recebeu da direção as pequenas informações de que eles dispõem. Houve problema na licitação e assim, o serviço foi suspenso.
Nessa sala até que tinha mais alunos. Contei menos de 20 ao todo. Como a metade da escola estará com dificuldades de vir, certamente que as aulas não ocorrerão normalmente para todos.
Estou registrando um momento histórico. Eles nunca mais voltaram à quadra de esportes desde o início da pandemia. Hoje, com a Professora Laura, estão fazendo isso.
A bola não resistiu tanto tempo parada. Ficou murcha.
Esse acontecimento envolve todo o município de Muriaé. 
A informação que  tínhamos já há algum tempo é que uma cooperativa foi formada em Muriaé, para participar da licitação do novo contrato que estava vencendo. Houve o processo licitatório e uma outra cooperativa do Estado do Rio teria ganho. Ouvi de alguns cooperados, na época, que a cooperativa regional apresentou um preço muito mais baixo, mas teria sido desclassificada por problemas na documentação, o que eles contestam. Alegam que o site ficou fora do ar e isso lhes prejudicou na hora de apresentarem o tal documento faltante. 
O contrato foi sendo prorrogado e ontem caiu a bomba. Para tudo!
A pergunta que não quer calar é a seguinte: onde está a cooperativa que ganhou a licitação? Segundo os cooperados que vinham prestando o tal serviço, ela não dispõe de veículos para fazer o transporte.
Tudo isso me foi passado por um dos lados desse embate. Certamente que a Secretaria Municipal de Educação dará esclarecimentos hoje. Estamos passando essa matéria para a Comunicação Social da Prefeitura, para darmos informações mais precisas.
Vejo isso como algo muito grave. Não consigo imaginar qual seria a reação das famílias da escola privada que dirigi em Salvador, se comunicasse que 50% dos alunos ficariam sem aula, por falta de transporte, caso esse fosse de responsabilidade da minha escola.
O impacto de uma possível perda desses contratos será muito grande para prestadores desse serviço em Belisário O número atual que cada um transporta é o seguinte:
Karisson      - 8 alunos  ( São Domingos)
João Paulo   - 51   "      (Pedra Alta)
Nem           - 26   "      ( C. Fazenda Veiga)
André         - 20   "      ( Ribada)
Ânderson    - 17   "      ( Fundão)

Esse cidadãos viram seu negócio ficar sem qualquer rendimento durante toda a pandemia. Um deles me mostrou uma nota de 700,00 para pagar hoje, com manutenção de seu veículo.
Nessas últimas semanas, em que as aulas foram retomadas, de forma semipresencial, passaram a receber, porém com atrasos. O mês de setembro ainda não receberam.
 O pagamento do transporte escolar provêm de verba repassada pelo governo federal às prefeituras, que pagam os prestadores da rede municipal e também da rede estadual.

Comentários

Posts mais visitados do último mês