A QUEM HONRA, HONRA.

Passamos boa parte do dia de hoje em Muriaé, onde fomos pegar as irmãs Celi e Cibele na rodoviária, vindas do Rio.

Dentre outras coisas, fomos fazer uma visitinha à amiga Nina que nos cobrou:

- você não vai fazer uma matéria sobre o Dia dos Professores?

Que furo se eu não fizesse isso! Seria uma indignidade de minha parte deixar de fazer referência a essa classe que merece todo o nosso respeito.

A partir dessa sua observação me veio à memória imagens de tantos mestres que passaram por minha vida e o que cada um deles deixou de positivo.

Tentei buscar no Google imagens da minha primeira escola, o "Grupo Escolar Lafayette Cortes", em Além Paraíba. Que legal! Achei várias fotos, mas hoje a escola está muito modificada, mas essa é a foto mais compatível com o meu tempo. Em seu pátio tínhamos momentos cívicos e me lembro de curtas palestras da diretora, Professora Selemira (acho que se escreve assim). Isso foi entre 1960/1963. Minha primeira professora, D. Ione, depois Terezinha Diva Alves, outra Terezinha e Dirce.

Tentei achar imagens da "Escola Camelita Veloso", em Venda Nova, BH, onde completei o "Ginásio", mas a escola não existe mais. Achei no blog essa matéria de 2015, quando me encontrei com o querido ex-professor Inácio Alvarenga e seu irmão, Roberto, colega de Ginásio em venda Nova, Belo Horizonte. 

De todos da turma somente mantenho contato com o amigo Rui Pitágoras, principalmente pelo zap.

Nessa última ida a BH, em setembro, fui tirar uma foto da escola que acabou, mas o prédio continua lá.

Também muito marcante foram os professores do "Instituto Granbery da Igreja Metodista", em JF, onde fiz o ensino médio ou “Científico”.

Esse colégio a gente vê mais e de lá guardamos muito amigos, com os quais ainda tenho contato. Meu pai, meus irmãos, meus filhos também estudaram lá e Mirian trabalhou como Psicóloga.

Apareço deitado na esquerda da foto.

Claro que merecem respeito os mestres dos cursos superiores de Engenharia e Direito. Ocorre que a relação com eles é menos afetiva, reduzida a períodos de seis meses, mas não menos marcantes.

São muitos que passam por nossas vidas e deixam marcas. A eles, o meu muito obrigado!

Um pouco de história:

" A Jornalista Antonieta de Barros foi a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, elegendo-se deputada estadual por Santa Catarina. Em sua segunda passagem pelo parlamento, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Apesar de ter âmbito estadual, essa foi primeira lei que associa a data ao dia do professor.” .

Posteriormente, em 1963, a data se tornou nacionalmente comemorada.  

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor)

Minhas homenagens às professoras que em Belisário sucederam a primeira delas, a Professora Maria Amélia Meireles Calais, na escola Municipal que leva o seu nome.

Da mesma forma em relação às dezenas de professores que deram muito de si para diversas gerações, na "Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas".

Vocês fazem parte de nossas histórias de vida.

 









 



Comentários

Posts mais visitados do último mês