A DESPEDIDA DE D. MARIA CALAIS COSTA

 

Como anunciamos, ela faleceu na noite de sexta, em Belo Horizonte. No dia 10 de setembro, quando comemorou  99 anos, D. Maria estava feliz e muito lúcida. A família e os amigos de Belisário estavam convictos de que faria aqui, em 2022, uma grande festa, para comemorar o seu centenário.
Mas, depois da comemoração ela foi vítima de um derrame que a fragilizou, vindo a óbito.
O velório foi em sua casa, uma das poucas lembranças dos imóveis históricos de Belisário, ao lado do GAB. Sobre isso D. Nina Campos comentou: "Uma ótima vizinha que tive por muitos anos em Belisário. Meus sinceros pêsames aos seus familiares."

Na missa de corpo presente, na homilia, Frei Gilberto, lembrou que também em 3 de outubro de 1226, mesma data de hoje, faleceu São Francisco de Assis, que Dante Alighieri classificava como "uma luz que brilhou sobre o mundo". Já morrendo Francisco pediu que os presentes cantassem um hino criado por ele e na hora desse evento, ainda criou mais uma estrofe desse hino. Sobre isso no Google a gente lê: "Quando chegou sua hora, Francisco encheu seu coração de esperança e conseguiu chamar a morte de “novo nascimento”. Não se trata de um fim, mas de uma transformação, do ingresso em uma nova maneira de existir. No Cântico das criaturas, Francisco louva e agradece a Deus por todos os benefícios que Ele realizou (e realiza) na criação. E não deixa de fora a “Irmã Morte Corporal”, escrevendo assim: “Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. (…) Felizes os que ela achar conformes à tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!

À frente a filha Neura e a sobrinha Nilce.
E seu corpo vai repousar junto aos restos mortais do sogro Joaquim Bebiano, do marido Waldemar Costa, do filho Neper, e outros.
O jornalista Silvan Alves presente. Garoto pobre, Silvan foi para BH morar com a família Costa e estudar. Essa sua vivência na capital foi fundamental para dar um salto em sua vida e ser hoje ícone do jornalismo na região.
Hora da família se recolher. Viagem pra Belisário, velório... 
É vida que segue, agora sem a matriarca.

Comentários

  1. Minhas memórias relembram quando fazia minhas luvinhas para o inverno. Que Deus receba essa grande mãe, avô e bisavó de tantas pessoas queridas e importantes em nossa comunidade. Cada ano vivido serão lembrando por essa família que tem um grande significado para Belisário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês