UM EXCELENTE CURSO ENCERRADO NA SEXTA

Foi aquele que já lhe mostrei, de "Produção de Peixes Ornamentais", promovido pelo SENAR. Uma parte mais teórica foi dada no GAB e a parte prática aqui onde estou indo com você, na região de S. Domingos.
Na propriedade de Eloy/Daniela Clemente.
Onde há uma poderosa produção de peixes, com muita técnica. Um local muito legal de se visitar.
Já passa das 16 horas de sexta mas o instrutor Gabriel não está com cara de quem vai acabar o curso.
Todo mundo muito antenado.
E participando ativamente.
Gabriel está falando de alimentação dos peixes, o último módulo do programa. E no poço os alunos vão ver na prática como isso se faz.
Muito legal. O tanque deve ser previamente preparado para que nele se crie um ambiente favorável, com uma água fértil e com correta dose de nutrientes, sem amônia... Mais ou menos isso.
Para isso um dosagem de esterco de vaca, na proporção de 100 gramas para cada mil litros, é adicionada no tanque, antes de entrada dos alevinos.  Isso diluído em água.
Eles vão na estufa para fazer isso.
Aqui eles identificam o tanque com ótimas condições de nutrientes, os que estão com excesso de amônia...
Ele vai adicionar o fertilizante. Deveria aguardar uns dias para fazer isso, mas excepcionalmente fará hoje mesmo.
Isso vai criar algas, que vai alimentar o "piolho de pulga", que vai alimentar os peixes. Eu acho que é isso mas não posso garantir. Quem não conhece está sendo apresentado ao tal piolho.
Cada tipo de ração é apresentado aos alunos e para que tipo de peixes elas servem.
Já passa das 17 e Rayla precisa sair. Vai receber o seu "certificado" informalmente.
Da mesma forma João Moisés, que fez o curso como ouvinte. 
E o curso continua. Qual a ração a ser usada, em qual quantidade...
Aqui são alevinos dos "platis azuis".
Aprendi que besouro entra no tanque e come peixinhos.
A gente valoriza muito os cursos de capacitação aqui. Programamos sempre uma "cerimônia de formatura". Afinal essa turma parou as suas atividades por uma semana, acreditou no programa, um professor se deslocou de sua cidade... Isso deve ser valorizado.
Walbert foi o "orador da turma".  Ele é um produtor de fibra e teve fortíssimo envolvimento na realização e mobilização da turma para esse curso.
Outro cara que eu gosto. Ânderson Quirino também é produtor de peixes.
E esse casal merece todas as honras. Eloy acredito na produção de peixes antes de muita gente aqui na região, partiu pra cima e hoje é um grande produtor. É  terceira vez que eles recebem curso nessa propriedade.
O professor Gabriel destacou essas virtudes de Eloy, elogiou muito a turma pelo seu interesse durante toda a semana. Reforçou a necessidade do produtor ter uma visão de negócio e acreditar naquilo que está fazendo.
Como já disse, de forma apenas simbólica cada treinando recebeu um "certificado". Somente simbólica pois o certificado é produzido em Brasília, no SENAR Nacional e eles irão receber depois. Dani faz a entrega do primeiro.
Eloy do segundo...
Walbert do terceiro...
Aparecida também fez...
Esse veio de Muriaé para fazer o curso.
Já próximo das 18 horas o instrutor Gabriel encerrou o programa, pedindo a Eloy que fizesse uma oração de gratidão a Deus pela semana, seguida da Oração do Pai Nosso.
No meu entendimento foi um dos mais produtivos cursos que vi aqui até hoje. Uma turma de alto nível, um instrutor motivado e motivador e uma ótima infraestrutura teórica e prática e um consistente conteúdo, como dito por Ânderson.

 

Comentários

Posts mais visitados do último mês