ACONTECEU MAIS UM ENCONTRO DO MENTE ATIVA

 

Foi o 62° encontro da turma da Terceira Idade, sendo este um projeto do GAB, que esteve suspenso por mais de um ano, em face da pandemia.
A turma começou a se concentrar.

 

Dessa vez não será aqui. De carro, vamos para a zona rural. "Nem" é zeloso com a segurança da turma.
E lá vamos nós, levando mais duas em nosso carro, além de Mirian.
Na direção de Muriaé.
Mas logo entramos à esquerda, na "Comunidade Fazenda Veiga".
Cerca de 5 km de distância do centro de Beli.
Uma excelente propriedade de "Nenê", participante ativa do Projeto.
E o encontro na verdade começa aqui, antes da abertura oficial por Mirian. O tema será: "Recordando minha vida na roça".
Elas já estão trazendo à memória muitas boas lembranças, diante desse engenho de cana.
E desse tacho de garapa para fazer rapadura ou melado.
Uma cozinha de roça tem todo um charme.
E o lanche já está na mesa. Vai ter a sua hora. Alguns participantes trouxeram essa comilança.
Maria Pena não veio, mas mandou esses "bolinhos de chuva".
Tudo pronto para o início, que sempre se dá com uma roda de conversa.
A garrafa é girada e para aquele que ela apontar deve dar o seu depoimento: fale de sua experiência de vida na roça, Cirinho!
E Manezim tem muitas histórias.
Da mesma forma "Cinica". Muito trabalho, sem hora para descanso, soca de muito arroz no pilão. Já com 7 anos era trabalhadora na enxada.
Marcelo Rogério não teve muita experiência na roça, mas fala um pouco de sua vida urbana, filho de um advogado e com boa formação como Técnico em Eletrotécnica e depois como Engenheiro.
E todos vão dando os seus testemunhos de vida difícil, com muitos filhos.  Nenê, a anfitriã, casou-se com um viúvo com 5 filhos e com ele teve mais 10. Almoço e janta para 17 pessoas.
A maioria deles plantava a cana, passava na moenda e faziam o café, por eles plantado, a partir da garapa da cana que eles produziram. Panelas enormes de arroz, plantado pela família. 
Da mesma forma o angu era feito a partir do milho por eles plantado, debulhado e passado no moinho de pedra. Nada de entrar no mercado e comprar tudo no pacote.
Mas agora se calaram para ouvir um depoimento muito pesado, de alguém com uma experiência de vida completamente diferente. Rosana nasceu e viveu em uma favela no Rio, em Belfort Roxo, numa região denominada "Faixa de Gaza", pois fica entre duas facções do crime, inimigas entre si.
Alí ela viu parentes e amigos serem mortos e como uma luz nessas trevas, Rosana criou cerca de 20 crianças, filhas de criminosos presos, prostitutas, ou órfãos do crime.
Uma pequena criança, de apenas 8 anos, recentemente trazida de volta para os seus cuidados, já trabalhava, recebendo 1 ou 2 reais, se transportasse menos ou mais tijolos. A Assistente Social da Promotoria da Infância de Muriaé esteve ontem em sua casa e registrou essa denúncia.
Em meio à pandemia veio buscar refúgio em Belisário, onde recebeu apoio da comunidade e do Grupo Belisário Solidário, com 5 crianças por ela adotados ou em processo de adoção. Está recebendo apoio também do CRAS-Belisário.
Como se vê, foi uma tarde riquíssima, com boas trocas de experiências. O grupo Mente Ativa decidiu fazer uma festa do Dia das Crianças para os filhos de Rosana.
A programação tinha algumas recreações previstas, mas não deu tempo. Vamos ao bingo.
Efigênia, que faz parte da coordenação do projeto, trouxe um brinde e Cinica foi a vencedora.
Maria Pena mandou um brinde e Aparecida, a secretária do projeto, recebeu das mãos de Cirinho.
E assim foi essa bela e rica tarde. O encontro foi encerrado com uma oração de gratidão por tantas conquistas obtidas por todos, em meio a tantas lutas, mas no final, todos saíram vitoriosos.

Comentários

  1. Que legal. Parabéns aos participantes, tenho certeza que foi um encontro muito enriquecedor e de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. Como diz, Oliver Wendel, "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Essa turma do Mente Ativa, sabem como ninguém compartilhar, parabéns aos idealizadores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês