CONCURSO CURRALEIRO: EU ADORO ISSO.

Tudo aconteceu aqui, na Fazenda Boa Vista do Itajuru. 19 horas de quarta-feira e estamos chegando para o evento.

Propriedade do amigo Aloísio Rogério, um grande impulsionador da produção de gado a partir de técnicas, em especial gado leiteiro.

A casa está bonita para receber o povo. São muito acolhedores.
Presenças importantes, produtores de garra, como sempre os qualifica Aloísio Rogério. Paulo Pedrosa, de boné preto, é genro de Tião Arnaldo. De camisa azul o amigo, Dr. Edson Curi, ex-prefeito de Rosário da Limeira, onde fez uma bela gestão e ex Agrônomo e Médico Veterinário da EMATER, com relevantes serviços prestados à nossa região.
O evento está voltado para produtores de Rosário da Limeira, embora essa fazenda fique em Belisário. Na verdade, em termos de produção rural, Belisário se junta mais a Rosário da Limeira.
Com muito orgulho Nilton, um produtor dos "Gudinhos" apresenta seus filhos Rian e Renan, que praticamente assumiram os negócios do sítio.
E quem falou que roça é coisa só de homens? Na extrema esquerda Valdete, esposa de Edson Curi. De chapéu Fabiana, filha de Tião Arnaldo e vibradora com tudo isso. Você vai vê-la na frente desse evento.
Eveline Amaral, Secretária de Desenv. Social de Muriaé, que não está no evento, esteve aqui semana passada para comprar bezerros. Já soube que ela á mais fazendeira do que o seu marido Flavinho, mais voltado para tênis, futebol...
Fomos convidados para acompanhar as pesagens da ordenha. Não se fala em litros de leite, mas de quilos.
Tudo mecanizado.

Chupetas nas tetas da vaca e o leite cai nos tambores. Nas ordenhas normais ele já cai no tambor refrigerado.

Olha ai a dinâmica família verificando a pesagem. Dr. Edson ajuda na fiscalização.
Ele hoje se dedica à gestão do Laticínio Boa Vista, de sua família, em Rosário da Limeira.
Muito bom motivar crianças para esse negócio. O campo nunca pode parar de produzir. Outras gerações precisam dar continuidade a isso.
Outro exemplo legal. Essa é a Edilaine,  educadora, diretora da Escola Municipal Américo José da Silva, no Ancorado, Rosário da Limeira. Ele é o Everaldo. E quem disse que há incompatibilidade entre educação e produção rural? Ambos literalmente pegam no chifre do boi, digo, da vaca.
Nesse balde foram pouco mais de 10 kg.
Outro balde da mesma vaca.

Última produção da mesma vaca.
Anota aí, Fabiana!
Está certa a soma, doutor?
Foram 24 kg dessa vaca, a Bianca. Liguei de lá mesmo para a minha filha Bianca, em SP, falando do desempenho de sua xará. Ela ficou toda orgulhosa.
O Concurso Curraleiro (expressão oriunda de curral) é diferente do concurso leiteiro, como acontece sempre na Comunidade de Pedra Alta.
Não se revela a produção das vagas na hora e são feitas diversas ordenhas em currais diferentes, em diversos eventos, como este.
Uma equipe de mulheres preparando o jantar e "Todinha" apenas provando a vaca atolada.
Aloisio é muito criterioso com os negócios da fazenda, tudo feito dentro de técnica, como convém a um engenheiro da PETROBRAS. Ele mesmo produz a ração e alimentos de seu gado, adquirindo a matéria prima com Alenilton, a quem ele muito elogia. A empresa é a Pietro Tech Nutrição Animal, que ele muito recomenda.
Chega de conversa. Vamos comer. Está uma maravilha.
E o primeiro prato vai para... a ex-primeira dama de Rosário da Limeira, Professora Valdete. Sei não. Um dia ele volta.
É um ambiente super legal, bem família.
O futuro do campo estará nas mãos dessa garotada.
Agora, às 19 horas haverá o encerramento do Concurso Curraleiro, quando todos irão saber a vaca ganhadora. As ordenhas são anotadas em envelopes lacrados por uma comissão e hoje serão abertos.
O evento será na propriedade de Paulo Pedrosa e Fabiana. Gostaria muito de estar presente, mas tenho um compromisso às 20 horas.

Comentários

  1. Esse tipo de evento sé valoriza e engrandece o produtor rural e vi crianças participando também. Perfeito incentivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês