CAMINHANDO SEM POEIRA E COM UM BELO VISUAL

Nessa época sem chuva a poeira é grande e assim a gente opta por percursos onde não passe muito carro. Entrar na cutieira e atravessar o Rio Fumaça é uma ótima opção.
Interessante que a simples instalação, pela FUNDARTE, de um balanço e algumas placas na cutieira, tornou o local um ponto turístico. Há sempre alguém fotografando ou balançando por lá.
Vamos entrar à esquerda.

Os morros descoloridos mas as várzeas ainda mantêm o verde. Que seca! O lago de nosso quintal secou.
Zé Paulininho com dois sacos de capiçoba, uma verdura que produz nos pastos. Definitivamente não gosto.
O cafezal está começando a florir. Imagino que essa falta de chuvas vá interferir na próxima produção.
Mirian optou por da ênfase nas pessoa com quem a gente sempre topa "por ai" em nossas caminhadas. D. Oriza é uma pessoa muitíssimo interessante. Não gosta de fotos, pois acha-se "feia como uma coruja no toco". Nada disso. Um dia ela nos disse que quando era bonita não tinha fotos, agora que é velha, todo mundo quer fotografá-la.

Mirian quis dar um ar de luto nessa foto. O sítio do amigo Bastião Pedro, que nos deixou há 4 meses. Uma grande perda.
A Pedra dos Cabritos é uma referência para o nosso distrito.
Outra figura ímpar é o Sr. "Manezim". Sobre ele fala o filho Adriano: "para falar de meu pai precisaria muitas horas, mas vou resumir. Ele tem 84 anos, trabalhou por mais de 30 anos na Prefeitura, como gari, limpando as ruas do distrito e dando manutenção nas estradas.
Sempre foi muito envolvido nas pastorais católicas, na Conferência S. Vicente de Paulo, no CONSEPE, órgão de segurança, no extinto CAC, escola técnica. Amava os movimentos culturais como charolas e folia de reis. 
Sempre muito íntegro, educou seus filhos valorizando a boa formação do caráter, ensinando os bons caminhos. Não era de muitos abraços, com os seus 9 filhos, mas hoje com os seus 12 netos, é um "leão sem dentes". Os pequenos fazem dele "gato e sapato".
Manezim foi casado por 45 anos com Geralda, estando viúvo por 12 anos.
Não imagino o que ele vai arrumar para o lado da Serra.
Mirian conseguiu pegar as duas charretes. Uma cena bonita.

E ao passar pela Maxipena vi essa obra de Silas, para o sitio de Dé/Dionísia.

Achei muito legal. Sentar nesse banco, numa elevação, parece estar numa roda gigante.

Na volta vi uma movimentação na Matriz e fui lá para conferir.
Quem disse que limpar o templo é coisa das mulheres? Periodicamente um grupo de homens vem lavar tudo e limpar os bancos.
Opa! Zé Inacinho e Dutra também participam.
É isso! Como comentou no zap o amigo Dr. Peri Mesquida, lá de Curitiba: "Vocês caminham e se divertem".

Comentários

  1. Esse blog desvela a beleza da natureza e da vida das pessoas, coisas que nem perceberíamos se aqui não nos fosse mostrado

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora da pandemia acabar, para visitar esta terra.
    Por enquanto, vamos nos deliciando através da fotografia e dos relatos.
    Uma delicia acompanhar o Blog
    Saudades de vocês e de Beli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que não seja por isso... Visitas chegam e saem a toda hora em Belisário. Basta evitar o contato direto com pessoas suspeitas ou evidentemente contaminadas.

      Excluir
  3. Esta postagem me lembrou da conversa que tive com o Frei Gilberto durante a cerimônia de instalação do CRAS em Belisário. A manutenção da igreja católica necessita de mais efetividade. Pedi ao Frei que me informasse quem poderia ser escalado para a manutenção do ajuste horário do relógio da igreja, visto que este encontra-se há vários meses totalmente desregulado. Além disso tem atrasos evidentes no seu funcionamento.
    Este relógio é um marco da cidade de Belisário. Eu sempre considerei um patrimônio do distrito.
    Solicitei ao Frei a indicação de uma pessoa que fique como zeladora do Relógio bem como me prontifiquei a ajuda nesse propósito.

    ResponderExcluir
  4. Que bom rever a senhora, D.Oriza, no retrato feito por Mirian e publicado aqui por Cléber. Peça perdão pelo pecado de não querer aparecer porque é certíssimo que todo mundo quer ver a senhora tão bem assim. E sr. Manuelzinho também. Um abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês