A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL VISITA BELISÁRIO

Isso se deu nessa terça, junto com o encontro do Projeto Mente Ativa, do GAB, que está retomando, se Deus quiser em definitivo. Xô pandemia!
Álcool nas mãos dos que chegam.
E na hora marcada a turma chegou. Uma visita rápida no Museu Tic-Tac, antes de começar a reunião.
Betinha já tem boas ligações com Belisário.
D. Nina gostaria de estar presente, mas não deu. Mandou abraços para a amiga, a Secretária  Eveline, e sua equipe. 
Vai começar a reunião.
José Antônio, Diretor da Escola Estadual presente, ao lado de Dayse, Presidente do GAB.
Creuza tem boa participação no Grupo Belisário Solidário.
O nosso farmacêutico Mateus também presente, ao lado de Berenice.
Denise veio como Coordenadora da Escola Municipal e Diretora do GAB.
Silveriane mudou-se recentemente para Belisário e compareceu, a convite do Diretor José Antônio. Antônio Mulato presente, com Solange. 
Sobre ele, destacamos num determinado momento da reunião, e é importante que você divulgue, que a comunidade não deve dar nada para ele além de carinho. Ele não deve receber dinheiro, gêneros alimentícios, pois não necessita disso,  e em hipótese alguma biscoitos, bolos, doces, refrigerante que não seja zero, pois tem problemas de glicose elevada. Dar bebida alcóolica a ele é crime.
Sr. Cristóvão e D. Josina presentes.
Mirian fez a acolhida do grupo, como coordenadora do projeto.
Gentileza dos visitantes. Elas fizeram essa lembrancinha com um chocolate, para dar para cada um dos participantes.
O tema do encontro foi SOLIDARIEDADE. Julita foi "sorteada" para responder que solidariedade não se aplica apenas às pessoas de quem gostamos.
A Psicóloga Tatiana destacou ser Belisário uma comunidade solidária, pelo que ela percebe.
D. Elvira foi chamada a definir o que é solidariedade. Fez isso muito bem. "Ser solidário é ser acolhedor, atento às necessidades do próximo". 
Foi pedido a Marcelo Rogério que desse exemplo de uma pessoa que lhe dispensou solidariedade na vida. Optou por destacar a sua esposa Neide Costa.
Foi dada a palavra aos visitantes da área social da prefeitura e a Secretária Eveline saldou a comunidade, pela qual declarou muito amor, e anunciou a abertura imediata de um CRAS em Belisário, a partir do que o distrito passa a ter uma presença efetiva da prefeitura no campo social.
O Centro de Referência de Assistência Social deverá começar a funcionar no GAB mas na quarta-feira o prefeito José Braz estará aqui para visitar o prédio onde funcionou a Escola Municipal, para adaptá-lo a fim de abrigar a sede em definitivo.
Ela apresenta a sua equipe que dará assistência ao distrito em um dia da semana: a Assistente Social Juliana, a Coordenadora do CRAS itinerante, Cristina, que é o nosso contato com aquela Secretaria, e a Psicóloga Tatiana.
Norival é aqui de Belisário, já tem uma trajetória na área social, trabalhando na casa de acolhimento de menores, em Muriaé, e ficará durante toda a semana no CRAS que está sendo aberto,  recebendo as pessoas, levantando necessidades, fazendo visitas... 
As integrantes da coordenação do Projeto Mente Ativa estão atentas a tudo o que se fala.
Poliana explicou aos presentes o papel do CRAS, como um órgão com a responsabilidade de acolher e acompanhar uma pessoa e famílias em situação de risco social ou mesmo físico, orientando e  protegendo vulneráveis como menores, deficientes físicos, mulheres vítimas de violência doméstica..., apontando a estes os seus direitos como cidadãos,  de forma a poderem gozar de boa convivência familiar e comunitária.

Perguntada, Poliana esclareceu que o órgão tem boa relação com a Defensoria e também com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIFAMINAS, que poderá dar assistência jurídica gratuita através de estagiários de Direito.
Norival trouxe uma palavra explicando como pretende atuar na comunidade, aberto para dar o encaminhamento a todos os pedidos que chegarem até ele, que goza de muito respeito junto à comunidade belisariense.
Fizemos o encerramento, agradecendo aos visitantes e destacando não poder existir um bom testemunho cristão se não houver solidariedade. "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver". Mateus 25:35,36
Esqueci de fotografar previamente a bonita mesa do lanche, que foi oferecido pela Secretaria.
Uma foto oficial.
E todas partiram para o Artesanato do Moreira.
Eveline e Leila Moreira sempre foram amigas.
Na galeria de fotos tem essa dela com o saudoso Antônio, que nos deixou cedo.
Fizeram boas compras. Eveline tem muita coisa desse atelier em sua casa e no belo sítio que tem aqui perto, na Comunidade da Babilônia, que pertence a Itamuri.
E por falar em solidariedade, Dani Clemente perdeu uma amiga semana passada e sua filha doou muitas roupinhas de bebê que ela tricotava. 
Dani as trouxe, para serem distribuídas aqui. Chegando em casa Mirian separou tudo.
Coisas lindas.
Logo terão um bom destino.

Comentários

  1. Parabéns Belizário estamos crescendo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e saudações a todos os participantes !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Norival !!! Vai ser muito bom ter você à frente desse projeto em nossa comunidade.
    Reciane Garcia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Norival!
    É muito bom ver nossos conterrâneos assumindo importantes representações.
    Denise Costa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês