VOU LHE MOSTRAR UM POUCO DE PETRÓPOLIS E MAIS.

Um pouco dessa cidade de Pedro (Petro Pólis) eu já falei. Vamos dar um giro pela cidade, nos despedindo dela.
É muito linda, guardando um aspecto mesmo imperial.

Um forte cheiro de cultura no ar. Muitas indicações de museus, palácios, monumentos, exposições...

Uma belíssima catedral.
A influência germânica em Petrópolis deixou uma grande  herança dos colonos alemães que está  presente até hoje nas comidas, nas construções, nos nomes dos bairros, ruas, nas danças, etc.
Essa influência se deu também através da visão dos pioneiros alemães de investimento na educação. Eles provocaram a criação das primeiras escolas, fazendo com que os brasileiros despertassem para essa necessidade.  
Aqui o centro comercial, com casarios históricos.

Não programamos idas a museus dessa vez. Uma parada rápida no Palácio de Cristal.
"A estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu, sendo construída nas oficinas da Société Anonyme de Saint-Sauveur, na cidade de Arras, na França. A estrutura é inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e do Palácio de Cristal do Porto
A intenção do Conde era presentear a Princesa Isabel, a fim de poder cultivar suas hortaliças."

Vejam essa maluquice: "Influenciados pela construção do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no início da década de 1960 a Prefeitura de Petrópolis, durante o governo do prefeito dr. Nelson de Sá Earp, propôs simplesmente demolir o palácio e construir um complexo esportivo municipal no terreno.
Um vigoroso movimento conseguiu salvar o Palácio, quase que no último momento, quando tratores e operários já se movimentavam para realizar a destruição do monumento."
Foi muito rápido, sem entrar em muitos detalhes. Pegamos a estrada e já estamos chegando em Itaipava, distrito de Petrópolis.
Para Mírian, falou Itaipava, falou nessa Cerâmica Luiz Salvador. São muitos anos que ela frequenta esta casa e sempre leva algo.
O sorvete Brasil daqui também é imperdível, mesmo no inverno.
Tudo de muito bom gosto.
Aqui tem inúmeras opções de restaurantes, mas decidimos ir mais adiante. Vou deixar pra lhe mostrar na próxima matéria.
Não fique bravo. Nessa tarde de sábado tem o Projeto Balé, do GAB, e eu estou com saudades da garotada. Trouxemos muito material para dar para algumas crianças, doados por moradoras do condomínio e amigos de Mariana, em Salvador


Comentários

  1. Cléber, mais um pouco pra frente, você podia almoçar aquela tilápia deliciosa em Sapucaia/RJ que te falei..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês