LIBERDADE, LIBERDADE! ABRA AS ASAS SOBRE NÓS

Vamos dar uma caminhada na região da Praça da Liberdade, que fica a 300 metros do "meu" apartamento, localizado numa das  esquinas da Avenida Brasil.

Prepare-se para ver/rever prédios muito lindos, que guardam muitas histórias consigo.
Foram construídos para receber serviços públicos. As diversas secretarias e órgãos estaduais funcionavam aqui. 
Numa decisão muito audaciosa, o então governador Aécio Neves retirou tudo daqui e construiu um Centro Administrativo do outro lado da cidade.
Nota dez para ele? Não, por um motivo. Ele deixou fortes suspeições quanto a superfaturamentos das obras e outras denúncias mais. Decepcionei muito com ele, pois fui um "aecista" militante.
Mas não quero falar disso. Quero mostrar o cheiro exalado de cultura nessa região.
Aqui acontece uma exposição on-line de Yara Tupinambá, uma famosa mineira de Montes Claros, super premiada, hoje com 92 anos.
Vamos pra praça!
Aqui é ponto de passeio de famílias, cachorros, caminhadas, protestos políticos...
Aqui o famoso Edifício Niemeyer, por ele projetado, depois que projetou diversas obras do Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Igreja de S. Francisco, Casa do Baile, Pampulha Iate Clube...)
Lembre-se da íntima relação desse arquiteto carioca e Lúcio Costa, com o nosso Juscelino Kubistchek, tendo juntos projetado Brasília. 
Na maioria desses prédios funciona um museu ou outro centro de cultura. Lamentavelmente, tudo está fechado com a pandemia.
As bikes tomaram mesmo o seu espaço. Há estacionamento para elas em toda parte nas cidades que se voltam para mobilidade urbana. 
Aqui a Casa do Bispo...
Mírian ficou bem a vontade com seus amiguinhos de Academia. Eles tiveram um "Encontro Marcado" aqui, organizado por Fernando Sabino. 
Compareceram estes escritores famosos.
Aqui estava o maior barraco, com todo um quarteirão interditado, pois um grupo do movimento de sem teto ocupou um imóvel do Estado de Minas, que  está abandonado. Polícia para todo lado, negociando com eles.
Um grande transtorno para muitos. Questiono muito esse tipo de movimento, até por histórias já assistidas, em relação às suas lideranças. Repudio veementemente ações políticas extremas, tanto de esquerda como de direita.
Muito legal a luta que é travada entre a preservação do antigo, com a necessidade de surgimento do novo, exigências para o crescimento urbano. Aqui no prédio Casa Rosada, ao lado da antiga casa de mesmo nome.
Veja esse outro. Achei super legal.
Aproveitei para relembrar alguns momentos com esse meu amigo....
Ele é o Pacífico Mascarenhas, "compositor brasileiro integrante da turma da Savassi nos anos 50, formando o grupo sambacana".
Já conhecia apenas um dos anfiteatros do Minas Tênis Clube, onde vim assistir o grupo Ponto de Partida, aquele maravilhoso lá de Barbacena, que Gilca Napier me apresentou, em Muriaé. Amei conhecer agora a praça de esportes.
Na Arena Minas Tênis Clube acontecem muitos espetáculos de vôlei.
Vamos andando...
Anseio pela hora de ver inaugurado aqui um novo museu. Vi o vídeo e vai ficar muito show. O Palácio da Liberdade, onde foi a sede do governo de Minas, teve os seus momentos de glória. Pra mim Tancredo Neves foi a sua maior expressão. Era fâ do velhinho. 
Mais um monumento mineiro.
Belíssima a Igreja de Lurdes.
Fomos para o BH Shopping, mas isso você com certeza nem quer ver.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês