EU SEI QUE VOCÊ JÁ ESTÁ CANSADO DE TANTO VIAJAR.

Depois de Praia do Forte-Ba, Salvador, Rio, Petrópolis e Itaipava, começamos a tomar o caminho de casa. Pegamos a BR 040, direção JF.

http://

Mas não estamos com pressa. Vamos parar aqui.

Vou lhe mostrar o Castelo de Itaipava. Por muitos anos passei em frente e nunca entrei. Nessa época acho que não era aberto à visitação.
"Idealizado em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, o Castelo do Barão, como era conhecido, foi projetado pelo conceituado arquiteto Lucio Costa, que veio a projetar Brasília algumas décadas depois.
Com material trazido da Europa, a imponente construção tornou-se famosa por suas características renascentistas, conquistando o título de único castelo em estilo medieval e toque normando clássico das Américas".
Além de um hotel, hoje ele é usado para festas de casamento e outros eventos.
Essa é a Duquesa de Belisário.
Você ainda vai ver esse restaurante, mas em uma matéria que minha irmã Célia irá fazer.
Minhas últimas matérias só mostraram bom gosto. Vamos continuar nessa linha. 
Aqui é o restaurante Taberna do Castelo.
Recepção do hotel.
Pagando uma taxa de 12 reais você tem acesso a todos esses espaços e a área externa do hotel. Vale a pena.
Você pode fazer o seu casamento ou de sua filha aqui. Tudo bem que no salão do GAB fica infinitamente mais barato, embora seja de um padrão um pouquinho inferior a este.
Pode também ser num espaço mais intimista, com a noiva atravessando essa ponte
E a cerimônia aqui.
Veja que luxo!
     
E todo castelo é protegido por cavaleiros.
Mas, agora vou compartilhar contigo algo extremamente desagradável, que a princípio estragou toda a nossa viagem. Entramos no restaurante Taberna do Castelo para ver o cardápio. Decidi ir conhecer o outro restaurante Solar do Castelo, ali mesmo. Nessa hora descobri que havia perdido a minha carteira com todos os documentos, CNH, OAB, cartões de banco, de crédito, plano de saúde... e dinheiro. 
Foi muito frustrante. e logo imaginei que tivesse perdido lá no centro de Itaipava, para onde retornamos.
O pessoal da Cerâmica Luiz salvador e do Sorvete Brasil logo se interessou em procurar, jogaram nas suas redes sociais, mas nada, Voltamos super chateados para casa.
Mas se você pensa que não há mais gente de bem nesse país, está muito enganado. Depois das 22 horas, já em casa, em Belisário, recebo um ligação de Itaipava, com duas perguntas:
- Eu falo com o Sr. Cléber Paradela?
- O Senhor perdeu uma carteira no Castelo de Itaipava?
Deixa que Célia vai lhe contar o restante desse bonito desfecho.


Comentários

  1. Começo pelo fim! Realmente, ainda existem pessoas de bem neste país. Vc foi de muita sorte, que sua carteira tenha sido encontrada por uma delas! Ainda bem que havia em sua carteira algum documento com seu telefone, não é? Que bom que no fim deu certo.
    Agora, quanto ao castelo, eu nunca havia ouvido falar deste lugar! Impactante! Imenso! Mas vou te confessar, muitos dos arranjos não me convenceram em termos de beleza, apesar do luxo!
    Obrigado pela partilha! Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Esse passeio foi por um mundo de conto de fadas, Que beleza! Um dia e também irei lá.

    ResponderExcluir
  3. Passei de frente a este castelo por 3 anos, quando tive o privilégio de estudar no IPAE (Instituto Petropolitano Adventista de Ensino) as margens da Br 040, sempre me chamou atenção. Como está liberado para visitas, não será dessa vez que irei visitar... Petrópolis é linda, essa região toda é muito linda.

    ResponderExcluir
  4. Que perfeição de castelo. Maravilha poder contar com pessoas de boa índole.
    Lenir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês