ESSE É O NOSSO ZEZINHO!

Quando completou 50 anos fizemos uma matéria com ele, onde falamos ser Zezinho uma figura por demais conhecida na região, pela forma contundente com que se lançou já há vários anos,  na defesa de nosso Meio Ambiente. Já nessa época mostramos uma nova faceta de Zezinho quando passou a mostrar como um excelente cuidador de sua mãe, D. Angélica, que aqui somente era conhecida por D. Paquita. Ele exerceu esse papel por 5 anos.
Zezinho herdou de seu pai o talento como artesão em couro. É um exímio fazedor e recuperador de arreios e apetrechos para a montaria.

Utilizando equipamentos simples. É mesmo um trabalho artesanal.

Depois da experiência por 5 anos como cuidador de sua mãe, essa sua habilidade se estendeu pelos últimos 6 meses, agora em favor de dois tios. Por 24 horas ininterruptas ele cuida dos dois idosos, troca 30 peças de roupa por dia. As roupas são de algodão e assim os seus pacientes não apresentam nenhuma escara. Isso eu já ouvi de agentes da UBS.

Sua mãe faleceu e ele descansou apenas 12 dias quando recebeu, em janeiro, o seu tio Toninho, irmão de sua mãe

Logo a seguir também acolheu sua tia Amelinha.

Zezinho cuida da higiene pessoal de ambos,  prepara alimentos próprios para eles, que hoje comem sozinhos, o que não acontecia quando aqui chegaram.
Parabéns amigo Zezinho! Pouquíssimas pessoas têm um desprendimento como seu.

Comentários

  1. Que história!! Lembro de quando meus amigos do SAMU foram em um atendimento na casa do Zezinho na qual sua mãe se encontrava muito debilitada, e foram só elogios para ele. Porém, o que mais impressionou foi o cuidado, carinho, atenção e amor que ele cuidava de sua mãe. A qual estava acamada por um longo período, e não tinha nenhum ferimento, o que se é difícil de se acontecer. Tinha todo o cuidado com sua alimentação e cuidados de higiene. Que Deus continue o abençoando, e dando forças para continuar com esse lindo gesto de solidariedade com o próximo e para com seus tios!

    ResponderExcluir
  2. História linda.
    É otima ver pessoas de coração tão bom.
    Parabéns cleber pelas matérias.

    Se puder acompanhem o insta:
    https://www.instagram.com/muriaecity_/

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de conhecer o Zezinho, em um atendimento ao Tio dele, que naquela ocasião, encontrava-se muito debilitado, era nítido o carinho e o cuidado que ele tinha pelo Tio, algo realmente raro nos dias de hoje, no nosso trajeto a Muriaé, fomos conversando, ele me deu uma aula sobre a natureza e as riquezas de sua região!! Parabéns Zezinho, por dedicar seu tempo não do ao seu trabalho que o faz com maestria, mas por também se dedicar no cuidado de seus familiares, que Deus continue te abençoando e lhe dando forças para que possa seguir com esse compromisso!! Um grande abraço!! Parabéns pela reportagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Zezinho é um grande amigo, daqueles que a gente encontra por afinidade e vira irmão. Inteligentíssimo, tem um senso de justiça aguçado. Está sempre pensando no bem da coletividade, principalmente de Belisário e Parque do Brigadeiro. Temos sonhos comuns de um mundo com mais árvores, com ar, água e pessoas puras. Muitas vezes fui acolhido por ele e Dona Angélica nas minhas idas, que eram mais comuns, a Belisário. A comida sempre deliciosa, mesmo que fosse o resto requentado do almoço. O café eu achava muito doce, mas bebia pra agradar a Dona Paquita. Sou testemunho dos cuidados e carinho que ele tinha com a mãe, acentuados na reta final dela. Teve um dia em que fui visita-la e ela, apesar da doença avançada, lembrou de mim. Eu mesmo acho que fiz vantagem ao cuidar da minha mãe, administrando três cuidadoras. Pois o Zezinho cuidou da Dona Angélica sozinho. Só isto já merece todos os elogios do mundo. Li na matéria que agora cuida dos tios e que eles têm conseguido progressos, comer sozinhos, por exemplo. Não ficaria surpreso se o Zezinho descobrisse a cura do Alzheimer, usando algum remédio extraído das grandes árvores do Parque do Brigadeiro. Se isto realmente acontecesse, imagino ele me dizendo, em volta de uma fogueira numa noite de lua cheia, acampados na cachoeira do Nahor, que lamentava não ter descoberto o remédio a tempo de curar a própria mãe. Eu acrescentaria, 'e a minha também, meu irmão'. Zezinho é autêntico, um batalhador, disposto a morrer por uma causa que acredita justa; alguém que acredita e luta por um mundo melhor. E isto é raro hoje em dia.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  5. Meu vizinho e Xará Zezinho é uma pessoa especial. Um artesão habilidoso.
    Este assunto me causa uma preocupação: estamos perdendo o conhecimento das atividades tradicionais como o artesanato em couro. Eu e ele já até conversamos a respeito disso e concordamos que existem barreiras bastante importantes impedindo a preservação de algumas atividades. Tanto pelo desinteresse dos jovens como pela falta de entendimento de autoridades que consideram o aprendizado profissional um "trabalho infantil" fica prejudicada a manutenção dessa e outras atividades que os jovens podem aprender.
    Antigamente se dizia: Trabalho de menino é pouco, quem despreza é louco... Eu comecei trabalhar aos 14 anos numa fábrica de capachos de fibra. Hoje é difícil se encontrar uma escola técnica conjugada com a indústria gerando profissionais capacitados. Uma das preocupações do Zezinho é como ele poderia transmitir o ensinamento da sua técnica a outros.
    Meu sonho é ver um grupo de jovens desenvolvendo a produção de artigos de couro e alimentando lojas especializadas como as Talabarterias em cidades de língua espanhola.

    ResponderExcluir
  6. "Se somos gratos pelas coisas boas que nos acontecem na vida e ficam guardadas em nossas memórias, devemos ser mais gratos ainda por tudo aquilo que permanece do nosso lado e continua fazendo parte do nosso dia a dia."
    Este é Zezinho, um ícone!
    Pessoa de bom coração, politizado, parceiro e acima de tudo humano. Parabéns meu amigo, muito bela ação!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês