UM PASSEIO DE BIKE PELA PRAIA DO FORTE

Para um fim de tarde na Praia do Forte, um passeio de bike tem tudo a ver.

Um modelo para a FUNDARTE, que pretende montar lá em Belisário.

Já estamos pedalando. Mirian vem caminhando com André. Vamos atravessar.
Vamos entrar no Parque Municipal da Restinga de Praia do Forte Klaus Peters, a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. Recebeu esse nome carinhoso em homenagem ao visionário empresário paulista de descendência alemã, que chegou a região encantado pelas belezas naturais e aqui encontrou condições favoráveis para integrar o desenvolvimento com a preservação da natureza.
Quando o empresário Klaus Peters resolveu, em 1968, comprar 5.600 hectares de terra na Praia do Forte, a 55 km de Salvador (BA), poderia ter sido chamado de louco. ... O neto de alemães urbanizou a Praia do Forte, mas sempre com a preocupação ecológica. Por isso, a preservação ambiental virou marca da cidade.
Como disse, fomos os quatro de bike, Mirian e André caminharam por um pedaço.
Não vimos esse tal Museu Sensorial.
O Saci Pererê e o Curupira são entes do folclore brasileiro, moradores das matas. O Saci Pererê é um negro jovem de uma perna só, portador de uma carapuça vermelha sobre a cabeça, que lhe concede poderes mágicos. É considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assovios bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; atrapalha o trabalho das cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa; ou aos viajantes se perderem nas estradas.[ 
Curupira é conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais. Ele é personagem de uma lenda que se originou na cultura indígena brasileira e acabou espalhando-se por todo o país. Para impedir hoje corte de floresta ele teria muito trabalho.
Gui foi tentar achar pelo menos deles.

Dê uma olhada nesse piso de blocos. Toda a extensão é assim, mesmo estilo da Serra do Caparaó.
Outra ponte.

Aqui predomina a Restinga, uma vegetação bem diferente. "Em ecologia, o termo Restinga é utilizado para definir diferentes formações vegetais que se estabelecem sobre solos arenosos na região da planície costeira. Esses ecossistemas são determinados fisicamente pelas condições de solo arenoso e pela influência do mar e estão distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo." (https://www.infoescola.com/biomas/restinga/)

Moto aqui não. O motociclista tem um alto espírito preservacionista. O motoqueiro, nem tanto. Né mesmo Assafrão?
O seu barulho é incompatível com os sons da natureza.
Rodamos pelo parque e saímos do outro lado, na pista de carros...
... com faixa exclusiva para bikes.

O Espaço Baleia Jubarte está fechado. A partir de amanhã abre tudo.
O esqueleto é original.
Condomínio e shoppings seguem um mesmo estilo arquitetônico.
Uma chamadinha da Rua ACM à noite. Depois faço uma matéria somente sobre isso.

Comentários

  1. Está sendo uma viagem fantástica,estamos viajando juntos.Como está sendo bom conhecer lugares, culturas, histórias e suas maravilhas,esperando as cenas dos próximos capítulos dessa viagem kkkk

    ResponderExcluir
  2. Que parque lindo!
    Lenir

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida amigo Cléber !!! Motociclista sim, "motoqueiro" não rsrsrs !!!
    Em 1997, numa viagem de carro do Rio pra Fortaleza, conheci a região da Praia do Forte, ficando encantando com este cantinho da Bahia e, principalmente, com o projeto Tamar. Em 2017, indo do Rio pra João Pessoa de moto, passei novamente na Praia do Forte, e fiquei muito bem impressionado com o local, que ficou ainda melhor, em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  4. Viajar, ver coisas novas e memoráveis é tudo de bom. Esse museu ecológico, a céu aberto, é um convite irresistível para uma ida à Bahia. Quisera eu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês