VAMOS MOSTRAR A REUNIÃO DA PREFEITURA COM LIDERES DA COMUNIDADE

Aconteceu na noite de quarta uma reunião entre representantes da FUNDARTE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Muriaé com comerciantes, artesãos e pessoas ligadas ao turismo em Belisário. 
Pela FUNDARTE estiveram presentes Wânia, que coordena a área de turismo e Alexandre. Leandro é assessor do Sec. de Desenvolvimento.

Silvan é agente de turismo, que muito tem divulgado o nosso distrito, com os grupos de caminhada que organiza. Gabriel veio representando o Frei Gilberto e ele também é artesão.
"Dé" é comerciante da área de construção civil. Leila é artesã e comanda um charmoso atelier em madeira, de grande valor em termos de atrativo a visitantes em Belisário. É um ponto obrigatório de visita.
Sônia é costureira e também tem um papel muito importante na recepção e tratamento dos hóspedes da Pousada Belisário. Dayse é da área de educação, sendo professora da Escola Municipal Yolanda Cerqueira Gonçalves.
Rafael veio representando o Restaurante Fundo de Quintal, que é um sucesso consagrado por aqui. Ele comanda ginástica para um grupo de adultos e desenvolve um projeto voluntário de futebol com crianças. Tuti é produtor rural, com foco na pecuária e em seu açougue oferece uma linguiça que agrada em cheio aos que aqui chegam. Zé Maria aposentou-se como engenheiro metalúrgico e retornou para a terrinha, aqui apoiando movimentos comunitários, sendo vice-presidente do GAB.  Deitada no chão, "Mel" dispensa apresentação, pois está sempre presente em nossos eventos.
Podemos destacar alguns pontos da reunião:
*A Prefeitura quer promover e apoiar ações que venham contribuir para a transformação de Belisário num grande polo turístico. 
* A prefeitura quer um cadastro dos profissionais que atuam como produtores de artesanato. Sônia vai levantar esses nomes e precisa de ajuda ( 99826 1822).
*Os dirigentes apresentaram uma proposta de retomada do Mercado do Produtor, que já existiu aqui no passado, sendo isso também um atrativo de turistas em fins de semana. Irão levar o assunto para o prefeito.
* Wânia destaca a necessidade dos moradores estarem voltados para o embelezamento de suas casas, procurando fazer pinturas e plantio de flores, fazendo combinar as edificações com a beleza natural da região.
*Os valores e as muitas coisas boas aqui produzidas devem ser divulgadas e valorizadas pelos moradores, como as já citadas, as produções de produtos de café da manhã, doces, pães e bolos especiais, truta, mel, piscicultura...
* A comunidade aguarda o resultado do projeto que vai promover a regularização imobiliária no distrito, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
* A Sec. Desenvolvimento Econômico quer envolver as nossa escolas em programas que despertem o desenvolvimentismo em adolescentes e jovens.
* Ela está aguardando a pandemia passar para organizar com a comunidade um dia especial, com a presença aqui de diversas secretarias municipais, promovendo lazer, cultura e conversas curtas abordando temas de interesse coletivo.
* Wânia trouxe o compromisso de FUNDARTE de continuar organizando e apoiando os nossos eventos, principalmente a cavalgada. Sobre isso, houve manifestação unânime dos presentes de que ela precisa sofrer fortes mudanças em seu formato, não promovendo ações que incentivem violência, consumo de drogas e sons ruidosos.
* Wânia informou que ainda esse mês serão abertas inscrições para a Lei Alcyr Pires Vermelho de incentivo a cultura e fez uma breve relato das ações de sua área, com o apoio do Vereador Lelei, fazendo um acesso à Cachoeira de Belisário e melhorando estradas e trilhas na Serra do Brigadeiro, na subida do Pico do Itajuru. Também iniciaram a elaboração de um projeto buscando recursos para a construção, no Parque Municipal Serra do Brigadeiro, de um portal com guarita, sanitários e área de camping.
Como se vê, foi uma reunião muito produtiva.

Comentários

Posts mais visitados do último mês