SEXTOU JF

Mírian tinha uma consulta de revisão de cirurgia oftalmológica feita no Hospital de Olhos, em JF, do colega de internato no Instituto Granbery, hoje Dr. Antônio Gabriel. Dr. Odilon, famoso cardiologista de Muriaé, também foi nosso contemporâneo. Isso no final da década de 60.
Descemos às 6 horas a Serra de Belisário.
Com direito a esse visual próprio de inverno.
Para o lado do Espírito Santo o sol vai dando as caras.
Mírian não perde nada. 
Quase limpo o céu para aquele lado.
           Na direção de Beli ainda não.
Já estamos na Rio-Bahia.
Estamos eufóricos por termos saído da gaiola, depois de tanto tempo, para uma viagem de fato. Antes das 9 horas estávamos em JF. Como a consulta está marcada para as 10h, vamos dar um giro de carro.

Opa! O Instituto Granbery da Igreja Metodista, "uma casa que um nome nos dá", tem muito significado para os que passaram pelos seus portões. A instituição foi criada em 1890, com educação básica, primário e secundário.  Já em 1904 foram criados mais dois cursos superiores: Farmácia e Odontologia. Em seguida, vieram as faculdades de Direito (1911) e Pedagogia (1928).
A crise que atinge as instituições educacionais e fundacionais não tem poupado a Rede Metodista de Ensino, o  que é muito triste. 
Nem pedi para entrar no colégio, por entender o momento. Com o portão da praça de esportes semiaberto, até que tentei visitá-la, para matar saudades e fotografar. Um porteiro pouco gentil logo me impediu. Dirigi um colégio quase centenário em Salvador e lá criamos um protocolo para receber ex-alunos e nos treinamentos ministrados a máxima era a de que todos ali eram educadores: porteiros, pessoal de cantina, apoio administrativo... e não somente a equipe pedagógica.
Parei ali, pois Mírian sentiu vontade de rever a sua casa, nos fundos do Granbery, essa verde.
Observe aquele rapaz encostado defronte à casa azul. Parece estar de olho em Mirian, que distraidamente tirava fotos, com uma rua quase deserta.
Para a sua surpresa e com um baita susto ela foi surpreendida pela chegada súbita de uma viatura da PM, com 3 motos e armados deram voz de prisão ao rapaz, que estava muito próximo dela nessa hora. Tudo indica que ela seria a próxima vítima.
Passado o susto, sem procurar parentes ou amigos, em face da altíssima taxa de transmissão da Covid 19 na cidade, tomamos o rumo de casa. 
Uma parada em Muriaé para pegar uma encomenda com esse rapaz. Ele é o Douglas, natural do Espírito Santo, que veio estudar Medicina em Muriaé, estando no sétimo período.
Para custear seus estudos o guerreiro produz macarons, pães de mel, tortas alemãs e holandesas, alfajor...
Macarons personalizados...
Embaladinhos para presente.
Esse pão de mel, tá com uma cara!!!!
Do seu instagram dudu_macarons retiramos essa foto. Contato 28 99995 3626.

Começando a subir a serra. Os primeiros 2,5 km são de asfalto.
Uma pergunta que não quer calar: o asfalto iniciado no final do governo anterior vai continuar? E o sistema de drenagem nas banquetas serão realizados?
Dá para imaginar como ficará isso se nada for feito. Estamos esperando a segunda dose da vacina para pedirmos uma entrevista com o Secretário de Obras. A informação é um direito inalienável do cidadão.
Agora são cerca de 14 km de estrada de terra, que por sinal está bem conservada.
Surpresa agradável. Se tem buracos no asfalto novo da estrada, em Belisário eles estão sendo tapados. 
Daqui por diante vamos viajar mais e você sempre irá conosco. SP nos aguarda, depois Salvador, depois... Que venha a segunda dose da bendita Coronavac, temporariamente suspensa em Muriaé. 

Com relação à obras no asfalto, acabamos de postar e recebemos um zap de Naira Costa, assessora do Vereador Lelei:
"Acabei de ler sua matéria e informo que pedimos as canaletas à Secretaria de Obras no início do ano e eles alegaram que deve ser resolvido pelo DEMSUR.
E essa semana enviamos um documento solicitando o mesmo, diretamente para o gabinete do Prefeito  José Braz e isso foi tratado hoje entre o prefeito  e o Vereador Lelei. 
Vamos aguardar a resposta de tal documento."

Comentários

  1. Que linda viagem! Que lindas fotos! Uma delas, em que as montanhas ao longe estão cobertas de neblina, é simplesmente maravilhosa. Aquela rua onde fica a antiga casa da Mirian, é a Barão de Santa Helena? Moramos lá! Saudades de JF.

    ResponderExcluir
  2. Que gostinho bom de ler a narrativa e ainda ver um pouco de nossa JFora City. Ainda vamos conhecer a megalópole Belisário.

    ResponderExcluir
  3. Coronavac acabou e quem perdeu? Eu, já que não vieram me visitar aqui em Petrópolis. Inclua no roteiro de viagens e pode trazer pães de mel, não ficarei ofendida.

    ResponderExcluir
  4. Quanta informação ótima desde a saída de Belisário até o regresso. Espero e desejo muito que o resultado do exame de vista de Mirian tenha sido muito bom ! E, agora mês do Dia das Mães, vocês comemorem juntinhos aí em Belisário e arrumando as malas para irem se maravilhar com seus três pimpolhos em SP e na Bahia. Os netos aguardam as paparicações do vovô e da vovó. Feliz Dia das Mães, Mirian !

    ResponderExcluir
  5. Fiquei acompanhando essa deliciosa viagem e morrendo de vontade de fazer o mrotemesmoiro. Vocês dois estão muito lindos na foto. A cor amarela realça a beleza de Mirian.saudades de vocês. Venham logo a Salvador. Estamos vacinados duplamente, Marco, Ivan e eu.

    ResponderExcluir
  6. A palavra atrapalhada ai na msg é " o mesmo roteiro" 😅

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês