EMPREENDENDO NO RAMO DE FLORES

Miradouro, uma rua chama muito a atenção por sua quantidade de flores, formando um jardim central, a chamada Rua Guedes de Morais.  Revitalizada, na gestão passada pelo prefeito Mirim, essa rua é hoje atração turística e os comerciantes começam a acompanhar o bom gosto da obra.

É o caso da loja DARCILA FLORES, cujo proprietário, Ivan Lopes de 57 anos, solteiro, era dono de um famoso bar na cidade e hoje se dedica a cultivar flores, a importar e vender em sua própria residência, uma casinha muito jeitosa, herdada de seus pais, Sr. Raimundo (Mundico sapateiro e seleiro) e d. Darcila, do lar.

Na sua graciosa casa azul, com a lojinha do hoje florista, Ivan aparece na janela do lado, recebendo as amigas  Nina e Maria José, e sendo fotografados por Lucas, que em Miradouro a gente costuma chamar de “doceiro”.  

Mas além de fabricar deliciosas compotas de frutas, Lucas é estudante de piano, conserta relógios e coleciona antiguidades. E só tem 24 anos ! A qualquer dia,  todos saberão mais quem ele é. Nosso foco hoje é mesmo o simpaticíssimo IVAN LOPES, o florista da Rua Guedes de Morais.

Ivan nos recebeu carinhosamente, com seu bichano no colo e vai logo mostrando a loja, sua casa e o quintal onde produz a maioria de suas flores.

 

Além de um belo passatempo, Ivan descobriu que produzir flores e vendê-las pode ser um bom negócio.      

Passa horas preparando a terra para os vasos, regando as plantas, podando, preparando mudas, atendendo clientes e diz que, já está planejando incluir também venda de artesanato.

Um negócio charmoso, que incentiva a gentileza e o amor. 

Próprio de pessoas que têm muita sensibilidade, como é o caso do amigo Ivan.

Matéria de Nina Campos


Comentários

  1. Comentário do Dr. Antônio
    O Ivan é muito meu amigo. Trabalhou comigo no Hospital de Miradouro e ficamos muito próximos. Há muitos anos não o vejo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!!!!
    Muito sucesso no novo empreendimento!!!!
    Erika.

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de matéria! As plantas embelezam a nossa vida e tem um papel importante nesses tempos de isolamento social. Quando o homem se afasta da natureza ele adoece e a cura também se dá através dela.

    ResponderExcluir
  4. Comentário da Profa. Maria Amélia Xaia, Secretária de Educação de Muriaé

    Lindas histórias! Me fez recordar do Vovô Olívio Cecílio Dias e minha avó Maria Vieira que era parteira em Miradouro. Moravam na rua do Quiabo

    ResponderExcluir
  5. Lindas froris eu já topror atrás eu tinha 150 vazo de froris amo demais agora só tem um pogrim cada visita QRE podia uma moda logo já dava um vazo e moito bonitas mais da trabalhos

    ResponderExcluir
  6. Dr. Antônio, querido: sei que o sr. trabalhou como médico muitos anos aqui e é ainda muito querido de todo miradourense. O irmão do hoje florista Ivan Lopes, Omar, agora é o diretor da APAE aqui. É também solteiro, moram juntos ali, na casa azul da loja de Ivan, moradia que lhes deixou a mãe, d. DARCILA.

    ResponderExcluir
  7. Profª Maria Amélia Xaia: que bom saber que a sra. também tem suas raízes em Miradouro. Vou procurar saber quem ainda se lembra do seu vovô Olívio e da nobre e valente parteira, d. Maria Vieira, sua vovó. A rua do Quiabo já tem outro nome e nem escorrega mais, quando chove, tão bem calçada que está. Mas, acho que nem ninguém sabe o novo nome.

    ResponderExcluir
  8. Mirian, meu anjo da guarda: que ótimo o seu comentário acima; não podemos mesmo esquecer as flores. Nesse desastre então de Pandemia, em que o isolamento social é um remédio tão amargo, elas nos fazem bela e serena companhia, conforme você bem explicou.

    ResponderExcluir
  9. Uma certa rua que parece um sonho, nos remete à Lombard Street em São Francisco, uma certa casa azul encantada quenos transporta no tempo e espaço, com plantas lindas , "antigas", muito bem arrumadas, charme total que vem do Ivan, o jardineiro mestre que nos encanta com sua educação e carinho. IMPERDÍVEL, vale uma ida a Miradouro. Depois dar uma passadinha lá no Quiabo, na casa do Lucas, para nos deliciaramos com seus doces, irmos às nuvens cim o aroma do seu café, e mergulharmos num outro mundo , o de um museu ! SUPER , MEGA recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Lucia. Sua visita foi um grande presente. Um grande abraço a sua Mãe e venha mais. Obrigado pelas palabras. Elas me fortalecem

      Excluir
  10. Miradouro precisava dessa rua alegre. A floricultura do Ivam e as flores da rua enchem nossos olhos, e os doces e biscoitos de polvilho e balas de coco do Lucas enchem os olhos e o nosso paladar. Parabéns Lucas pelas suas deliciosas guloseimas.

    ResponderExcluir
  11. Que rua linda! Flores lindas! Perfeito!

    ResponderExcluir
  12. Meu canto Azul. Minha casa azul aberta para receber. Obrigado pela matéria. Ficou lindo e me srnti muito importante. Obrigado Nina pela visita. Foi muito importsnte recebe-las e Lucas. Vc é esoecial.

    ResponderExcluir
  13. what goodness to see my great friend. Ivan dedicating the art of flowers. I'm too far from the viewpoint. although I was not born there. but i keep all the moments i went there in your bar my friend.but soon i will be in this beautiful and wonderful brazil. success in your business.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo distante. Quando vier em Brasil vem k . Será muito bem vindo

      Excluir
  14. Em relação ao comentário feito em inglês, leia:

    que bom ver meu grande amigo. Ivan dedicando a arte das flores. Estou muito longe do ponto de vista. embora eu não tenha nascido lá. mas guardo todos os momentos que passei lá no seu bar meu amigo.mas logo estarei neste lindo e maravilhoso brasil. sucesso em seu negócio.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Ivan! Estou encantada! Amo flores! Qdo eu for aí comprarei. E tbm vou comer doces do Lucas...rsrs. Sou amiga da D.Dodi Roriz. Ela me falou de vcs. Quero muito conhecê-los. Sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Ahhh eu amo Miradouro! Essa rua ficou linda! E esse Lucas é espetacular!!!

    ResponderExcluir
  17. Linda reportagem !
    Lembrei dos momentos de grande parte da minha infância que passei na famosa Rua dos 3 Postes, como é bom ver uma reportagem que alegra nosso dia em meio desse momento tenso que vivemos.
    Parabéns Ivan, Nina Campos, Lucas e demais envolvidos nessa reportagem, Miradouro ainda tem muito o que mostrar ao mundo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês