A SAÚDE VAI BEM, OBRIGADO!

Os serviços públicos oferecidos em Belisário são ruins em termos de segurança pública, o que impacta o silêncio em algumas ruas do distrito e traz insegurança em relação a furtos na zona rural. Violência e furtos na zona urbana praticamente não existem.
Nas demais áreas, algumas prestações de serviço deixam a desejar,  mas parte delas pode se atribuir responsabilidade à pandemia.
Tem uma área que eu sempre teço elogios é a de saúde. Quem conhece a realidade do país nesse assunto deve se orgulhar do que nos é oferecido na UBS Belisário.
Recentemente, o vizinho Reinaldo nos falou de algo que eu desconhecia. Ele recebe em domicílio um tratamento especial em sua perna, onde tem uma ferida que o incomoda já há tempos. Ele me prometeu que quando aqui estivesse a profissional especializada, que vem de Muriaé para fazer tal tratamento, ele me avisaria. Pois. nessa terça-feira isso aconteceu e atravessei a rua para registrar.

Lurdinha, servidora de nossa UBS, tem a responsabilidade de fazer curativos em nossos moradores, atendendo em suas casas. Esteve afastada em face da pandemia, mas retornou às suas atividades, após receber a vacina.
Vilma é Enfermeira, especialista em feridas. Ela é coordenadora assistencial do CEAE-Centro Estadual de Atenção  Especializada de Muriaé, que presta serviço para os 11 municípios da microrregião, em atendimento a casos de obstetrícia de alto risco, diabetes, hipertensos e portadores de problemas renais crônicos.  
Vilma capacita profissionais de saúde em Muriaé mas, com a pandemia esse trabalho ficou prejudicado. Quando Lurdinha sente necessidade, essa Enfermeira vem até Belisário onde discute com ela ações nos casos que estão sendo acompanhados pela UBS, ajudando-a na análise de cada paciente, na orientação e na sequência do tratamento das feridas.
Estão no segundo caso, na mesma casa, atendendo o cunhado de Reinaldo.
O telefone de Lurdinha já tocou. Alguém cobrando a presença da dupla em outra casa. 
E lá vão elas.
João Héber foi vítima de uma atentado a tiros, já há alguns anos. Nunca se soube a autoria do crime.
E cá estão elas, com o nosso médico, Dr. Humberto.
De máscara vermelha José, Farmacêutico do CEAE.
Receber um tratamento especializado em seu próprio domicílio, realmente é algo bem incomum na realidade do serviço público de saúde do Brasil.


Comentários

  1. E só quem já precisou sabe a importância da visita em sua casa de um profissional de saúde. Além da consulta técnica, é um refrigério para a alma !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês