PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

Assistindo a Globo cedo vimos uma matéria sobre PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais, "plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não consumidas em larga escala. Um exemplo é a Vitória-régia, que é uma planta que contém um fruto alimentício, mas poucas pessoas sabem disso. Também podem ser consideradas PANC partes geralmente não consumidas de plantas comuns, como por exemplo a folha da batata-doce e o coração da bananeira." 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plantas_aliment%C3%ADcias_n%C3%A3o_convencionais.

Começando a caminhada liguei para a amiga Nina e ela falava da cultura europeia de se plantar árvores coloridas para enfeitar o campo, não muito usual no Brasil. Pronto! Entrou na pauta o tema dessa caminhada; vamos falar de flores, seguindo a canção, como diria Vandré.

Mirian adverte que na quaresma há a predominância do roxo no campo. 

Mas o amarelo também presente.
Interrompemos a nossa temática para mostrar Heitor, filho de Éder e Natânia.
Quem mora em regiões de clima semiárido sabe o valor dessas bicas por todos os lados. A maior  produção de nossa região ainda é a água. Que Deus e os homens conservem isso.
Carqueja é nossa conhecida, como chá para  estômago.
Muitos abacates, mas hoje não é dia de feira.
Fazenda Belete.
Olha ai o umbigo da banana, que pode ser comido, refogado, com frango, na salada... Pesquise no Google.
Esse melãozinho faz parte da minha infância. A gente comia muito deles nas andanças pelas roças.
Isso a gente não via na infância, canarinhos soltos pelo campo. Quando víamos um, logo íamos pegar um alçapão. Essa prática está acabando. Só ainda agrada aos marmanjos, com a nova educação ambiental às nossas crianças nos últimos anos.
Coquinhos.
As ameixas alimentam muitos pássaros.
Agora a frente de uma casa de gente caprichosa.
Opa! Está havendo um ensaio fotográfico na praça.
Laíse está fotografando a modelo Adriele. Caramba! Outro dia essa modelo era uma menininha.
Uma manhã gostosa, mas há um hino protestante que diz:

Bem de manhã, embora o céu sereno
Pareça um dia calmo anunciar
Vigia e ora, o coração pequeno
Um temporal pode abrigar
Pois à tarde chegou-nos a notícia do falecimento de uma prima, em Ipatinga e do amigo Rev. Adahyr Cruz, pastor metodista aposentado. Ambos vítimas da Covid 19. 
Sobre o Rev. Adahyr a gente lê:

"Extremamente impactado pela notícia do falecimento do Pr. Adahyr Cruz. E X T R E M A M E N T E!  A grande expectativa de que ele superaria a Covid tendo conseguido uma raríssima vaga na UTI do Hospital da Beneficência Portuguesa em Porto Alegre–algo tão difícil! – foi criada em meu coração e me deixado até certo ponto otimista. 
Alguém poderia dizer: “É apenas mais uma pessoa entre as muitas que falecerão neste dia!” Mas eu direi: “Não, não é apenas mais uma pessoa! É uma pessoa especialíssima, de um valor imenso, um lutador a favor dos direitos de todas as pessoas, um lutador a favor do bem humano!” 
Que perda enorme para todas aquelas pessoas que o apreciávamos e o amávamos, especialmente a esposa Cecília e os filhos/filhas. Uma perda de fato irreparável. Estou chorando muito."
Rev. Sérgio Marcus Pinto Lopes

O Rev. Adahyr foi um lutador, no Espírito Santo, na defesa dos Direitos Humanos, na causa das mulheres,  na defesa das minorias como mulheres, negros, homossexuais... - Prof. Peri Mesquida

A Igreja Matodista assim se manifestou:
Com pesar, comunicamos o falecimento do Rev. Adair Cruz, que exerceu seu ministério pastoral na Segunda Região Eclesiástica, onde exerceu, também, as funções episcopais como Presbítero Presidente da Região, com o passamento do Revmo. Bispo Isac Alberto Rodrigues Aço. Posteriormente retornou para a 4a RE, onde jubilou-se do ministério ativo. Sua luta e compromisso com as causas sociais, a favor das minorias e as pessoas mais fragilizadas socialmente, são marcas indeléveis de seu ministério e de seu legado a vida e a missão do Metodismo. Nossa gratidão a Deus por sua vida, na certeza da ressurreição. Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa - Presidente do CE 

À Cecília, filhas Tassiana e Paloma e filho Miqueias e demais familiares.

Veja também:




 






Comentários

  1. Obrigado por recordar a vida e ministério do Rev. Adahyr Cruz, falecido em Porto Alegre. Que tristeza!
    Por outro lado, obrigado por suas fotos tão lindas.

    ResponderExcluir
  2. A exuberante beleza das fotos amenizou a tristeza da nota sobre a chamada do Adhayr, Pastor e guerreiro lutador pela implantação dos valores do Reino de Deus na terra. Repousa em paz, Pastor Adhayr. Nós que ficamos continuaremos a sua luta até quando nos chegar também o descanso eterno. Ninguém solta a mão de ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Entre a notícia triste da morte do pastor que Deus conforte seus amigos e familiares! Vem as informações das plantas e as belíssimas flores , ainda pude ver o Éder sobrinho e meu sobrinho bisneto.Obrigada Sr Cleber por postar informações tão valiosas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês