CARTA ABERTA À COMUNIDADE CATÓLICA DE BELISÁRIO E ITAMURI

 

CARTA ABERTA AOS PAROQUIANOS DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE BELISÁRIO  E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DE ITAMURI

 Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10)

 

Irmãos e Irmãs, paz e bem!

Há exatamente um ano estávamos assustados diante do fantasma de uma pandemia que estava percorrendo o mundo. Imagens que nos chegavam da Itália e outros países nos deixavam chocados. Seguiu-se um longo tempo de isolamento social e de práticas que antes não nos eram comuns no cuidado com a saúde. E ela chegou em nossos Distritos, levando saudosas e valiosas vidas.

Aos poucos fomos nos acostumando com o repetitivo noticiário de mortes e sofrimentos em torno da Pandemia. O que era pior estava para acontecer: o esfriamento dos corações. Perder nossa capacidade compaixão e não nos sensibilizarmos com o sofrimento dos outros é o que de pior pode acontecer ao ser humano.

Incentivado por governantes negacionistas e irresponsáveis, fomos minimizando este mal e voltando a um ritmo de vida sem cuidados e precauções. Nossas ruas e praças voltaram a encher de pessoas sem máscaras e muito aglomeradas.

O cenário piorou e muito. Hoje vivenciamos a superlotação de nossos hospitais. Nossa cidade chegou a 100% de ocupação e, o que aumenta ainda mais nossa preocupação, os hospitais das cidades mais próximas também estão lotados.

Mais uma vez é hora de parar... Somos forçados a novo isolamento. Nosso governador decretou medidas rígidas para conter o avanço da pandemia em nosso estado, sendo reiteradas pela administração municipal de Muriaé.

Em sua Resolução nº 35, o Comitê Extraordinário  COVID-19 de Muriaé, em seu Artigo 3, inciso VI, declara a “vedação da realização de cultos, celebrações ou cerimônias de natureza religiosa, exceto na modalidade virtual”. Portanto, a partir desta quarta-feira, dia 17 de março, não poderemos realizar missas, batizados, casamentos e qualquer outras celebrações em nossas paróquias na forma presencial. Apenas celebrações virtuais poderão acontecer até, a princípio, o dia 30 de março, quando haverá nova avaliação.

É lamentável que cheguemos novamente a esse ponto. O ritmo lento das vacinas em nosso país e a falta de cuidados explícita no comportamento de grande parcela da  população nos faz retornar ao fechamento de nossas igrejas.

Continuemos unidos em oração, pois é ela nossa força. Dediquemo-nos, mais que nunca, à oração do terço e não deixemos de acompanhar as celebrações Eucarísticas pela TV e outros meios de comunicação.  Lembrando que na próxima semana celebraremos a Semana das Dores e, em seguida, a Semana Santa. Fortes momentos de Espiritualidade. Estaremos transmitindo as missas da Vila Franciscana pelo canal de nossa Fraternidade dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos no Youtube.

Na esperança de podermos retomar nossos encontros celebrativos em breve despeço-me invocando a benção de Deus sobre nossos Distritos de Belisário e Itamuri.

Fraternalmente,

Frei Gilberto Teixeira da Silveira, fsma

Pároco



 

Comentários

  1. "O ritmo lento das vacinas em nosso país e a falta de cuidados explícita no comportamento de grande parcela da população"

    Texto perfeito,Que pena que teve que ser assim ,Mas é sim hoje infelizmente a melhor opção de mantermos equilibrado nosso sistema de saúde que encontra-se Sobrecarregado !!!

    ResponderExcluir
  2. Tava na cara que infelizmente isso iria acontecer,pois a doença só aumenta e a vacina só diminuí, isso é Brasil 😢um país rico e ao mesmo tempo pobre por falta de administração para que isso não pudesse chegar a onde está chegando nesse momento crítico e muito triste 😂

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês