ACOMPANHAND0 VISITAS NA PEDRA ALTA

O convite partiu de Gilca, Diretora da FUNDARTE, que teria sido convidada pela Vereadora Mirian Facchini, para fazerem uma visita ao Centro Multiuso, na Comunidade de Pedra Alta.

Uma comitiva da FUNDARTE, com os dois Turismólogos Lucas e Joel, estando entre eles na foto, Geraldo Felipe, morador da comunidade, quem pediu à  Dra. Mirian esse visita, em face do precário estado em que se encontra esse equipamento público, construído na administração do Sr. José Braz, como suporte para as atividades sociais de Pedra Alta, capacitação, centro de pesquisas e recepção de grupos para  turismo na Serra do Brigadeiro...
Logo a seguir na foto, a vereadora, seguida de Gilca e  sua assessora Wânia, para a área de turismo.
Foram pegar a chave do Multiuso com Sidnei.
A primeira é a Pedra Alta, seguida do Pico do Itajuru.
Brena e sua sobrinha Camila nos receberam.
Mais uma vista da duas pedras.
Objetos de uso do centro.
A imagem é muito ruim, nada do que se espera de uma patrimônio público. Houve um distanciamento da administração municipal e a associação se desmotivou. Pouca coisa aconteceu por aqui nos últimos anos.
Acho que esses computadores nunca foram usados.
Aqui o salão de reuniões e eventos, Já participei de muitos encontros aqui.
Geraldo Felipe trouxe uma lista de reinvindicações para a Dra. Mirian. 
Uma delas, que eu achei muito interessante, foi a contratação de uma Técnica de Enfermagem para dar os primeiros atendimentos aqui ou nos domicílios das diversas família que moram na região. Com se vê há uma sala que teria sido montada para isso.
É público e notório o distanciamento da administração municipal de Muriaé em relação a saúde dos que moram nessa região da Serra, o que leva muitos deles a fazerem uso desses serviços de Rosário da Limeira.
Uma roda de conversa foi feita, quando Geraldo Felipe elencou a necessidade de se reequipar o Centro Multiuso, melhoria das estradas rurais, retomada do apoio na organização de eventos culturais e de produção agrícola e leiteira, bem com das artesãs de bordados, que tanta produção já apresentaram em tempos idos.
Uma segunda roda de conversa na casa de Sidnei.
De lá, a pedido de Wânia, deram uma parada na Cachoeira de Belisário.
Entendimentos têm havidos no sentido de se fazer uma transposição do Rio Fumaça, talvez nesse ponto, além de um acesso da estrada até esse ponto, com escada rústica, corre mão...
Essa é uma obra muito desejada pela comunidade, já há muitos anos.
Foi isso que aconteceu nessa manhã de quita feira. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos após os levantamentos das providências e custos para a execução de tudo o que foi levantado.
Mas vamos dar uma retornada no tempo para mostra alguns registro feitos pelo blog nos últimos anos.
* A Festa de Pedra Alta julho de 2013
Relembrando a ilustre figura de "Zezão", que já nos deixou
Dr. Edson Cury, da EMATER.

* Reunião de Meio Ambiente - Março de 2014
* A Festa de Pedra Alta - Agosto de 2014
* Reunião com o CONDESC - 2016
* Um Dia de Campo - EMATER - Abril 2018

* 2ª Festa do Produtor Rural de Pedra Alta-Julho 2020
Como se vê, esse espaço já foi bem mais dinâmico.

Comentários

  1. E pelo visto vai voltar a ser até mais dinâmico, Cléber. O primeiro passo vocês já deram e a Prefeitura de Muriaé enviou esses ilustres ouvidores. Realmente, a situação no Multiuso está feia e dói no coração ver o seu estado atual. Tenho certeza que os moradores da Pedra Alta precisam muito dele, agora com certeza mais do que nunca. Mas o desânimo parece que tomou conta. Um sentimento de abandono, talvez. Agora, com o olhar e ajuda dos profissionais da Prefeitura, com mais um mutirão de boa vontade que nunca falta em Belisário, Pedra Alta voltará a ter bom ânimo e reerguerá a boa associação que já tiveram. Ninguém duvida disso. E vamos em frente, que atrás vem gente...

    ResponderExcluir
  2. Cleber, sobre os computadores em 2009, quando eu era estagiária da prefeitura lotada na secretaria de educação, fui instrutora de informática no Centro Multiuso da Pedra Alta. Era um projeto muito interessante que oferecia aos jovens da comunidade curso de informática básica a adesão dos jovens era ótima. Uma pena ver o Centro abandonado nessa maneira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês