A VACINA ESTÁ CHEGANDO

Nessa sexta a equipe da UBS-Belisário começou o processo de vacinação contra a Covid 19 em nosso distrito,  nos idosos com mais de 90 anos.  É um momento de muita alegria, uma grande vitória da ciência que, num tempo recorde, conseguiu produzir algo que dê um freio na contaminação e que em breve vai levar o mundo à normalidade.

Nessa primeira foto, que está circulando pelos grupos de zap, a nossa enfermeira Giselli está fazendo a aplicação em D. Elvira.

                 

Agora foi a vez do Sr. Sebastião Coelho.

Recebemos mais essas duas fotos.


Com o auxílio da auxiliar Tatiana, a aplicação dessa vacina merece um destaque ainda mais especial. Estamos falando do Sr. Antônio Elias, o mais idoso da região. Ele nasceu na Comunidade da Pedra Cheirosa em julho de 1914. Opa! Esse cartaz está errado. Sr. Antônio completará 107 anos em julho. Portanto ele se vacinou com 106 anos e  7 meses.

Em 2013 eu pedi a sua presença para mostrar a essa neta do Sr. Ferolla o túmulo onde foram enterrados  filhos desse antigo morador de Belisário, vítimas de uma peste que matou muita gente na região.
Nessa foto, em 2015,  ele estava com 101 anos e ainda caminhava pelas ruas e tomava, diariamente,  uma pinga com jurubeba no Bar do Zé Notim
Com 102 anos fazia exercícios nesses equipamentos defronte à minha casa.
                          
Em fevereiro de 2018 estivemos em sua casa para uma visita.

Postamos o seguinte na matéria que fizemos: "Ele tá muito bem. Sentado na varanda da cozinha, com o mesmo bom humor de sempre, Sr. Antônio Elias leva a sua vida bem serena e falando bem baixinho, mas dando largos sorrisos.
Em julho ele comemora 104 anos. Mas não é bem assim. Fizemos as contas com a família, pela diferença de idade entre ele e a falecida esposa, e em relação à idade de seu filho mais velho, já falecido, e com certeza, ele completará 107 anos.!"

Em julho de 2017 uma equipe da Paróquia de S. Antônio organizou a sua festa de 103 anos.
Então fica assim: o Sr. Antônio Elias tem 106 anos, no mínimo. Não pode comprovar que, na verdade, ele tem 109 anos.

Em relação á vacina, fiquei muito surpreso ao saber que alguns idosos com mais de 90 anos não serão vacinados em Belisário, por recusa de familiares. Para isso tiveram de assinar um termo recusando a vacina. É inacreditável ver isso. Israel, um dos países mais desenvolvidos do mundo já vacinou 40% de sua população. Os Estados Unidos vacinaram mais de 10% de sua população, que é cerca de 50% maior que a do Brasil. O país inteiro correndo atrás da vacina e alguém recusa essa oportunidade!

Não temos informações oficiais mas, ao que tudo indica, Belisário não tem tido casos de contaminação nas últimas semanas. Esperamos que de fato essa seja a nossa realidade.

Comentários

  1. É muito bom ver pessoas idosas sendo vacinadas como a minha mãe, Sebastião Coelho, Antônio Elias e outros mais. Seu Antônio Elias merece um aplauso, afinal já faz parte da história de Belisario. Já tomei café na casa desse Senhor há 50 anos quando ele morava numa casa que até já caiu na entrada da subida para o Cruzeiro.
    Mas vamos dar uma salva de palma e um elogio para as pessoas que estão se dedicando incansavelmente ao trabalho de vacinação. Gratificante ver os enfermeiros e técnicos em enfermagem que estão dando o seu melhor para prevenir principalmente as pessoas mais vulneráveis á essa terrível doença que surgiu.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 92 anos Na minha infância vi muita gente morrer, a quase todos os dias , num pequenino lugar onde morávamos, chamado Babilônia, hoje cidade de Vieiras, aqui perto. Não havia vacinas nem antibióticos. No sarampo, lembro que mamãe e meu tio colocaram um cobertor "arranca toco" servindo de toldo, pois a casa não tinha forro, era só telhado, quando chovia sempre havia algum respingo ou mesmo goteira. Eu e meu irmão ardíamos em febre e achavam que seria pior se caísse alguma chuva em nós. Depois que veio a vacinação, e os grandes estudiosos da medicina descobriram também os antibióticos, doenças viróticas e bacterianas já não causam tanto horror, nem tantas mortes, como agora o desconhecido vírus dessa Pandemia . Por isso, não vejo a hora de ser vacinada contra
    o Covid, o que talvez seja nessa quarta-feira, aqui em Miradouro, conforme me avisaram da UBS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês