PESSOAS ESPECIAIS MERECEM DESTAQUE

        

O livro de Salmos lembra e testemunha que o povo de Deus cantava no culto a memória dos grandes atos de Deus na história. Não se tratava de um saudosismo, nem uma forma de rotular de santas certas pessoas especiais. A Bíblia testemunha que a memória dos tremendos e maravilhosos feitos de Deus e da obediência e o serviço de suas servas e servos eram marcados por hinos e louvores. Assim, lembrar é fortalecer e reativar a vida: esquecer é negar a vida e produzir a morte. É assim que o povo bíblico celebrava o passado. Infelizmente, o povo cristão, hoje, por negligência ao estudo da Bíblia, inconscientemente repete o falso ditado: “Águas passadas não movem o moinho”.

Eldah Soares Vieira completa, hoje, dia 29 de dezembro, 100 anos de vida. Para as/os que não a conhecem, foi esposa de Oscar Dias Vieira, professor que marcou a vida estudantil de Belo Horizonte. O casal gerou e educou quatro filhas e um filho, membros da Igreja Metodista. Eldah é testemunha do nascimento do metodismo, em Belo Horizonte: ela carregou tijolos para a construção da Igreja Metodista, no bairro de Santa Tereza; serviu, como voluntária, no Hospital Evangélico e, por muitos anos, fez parte do Bazar da Igreja Metodista Central de BH, um trabalho cuja finalidade era ajudar e promover as pessoas carentes. 

Tércio Machado Siqueira

Nota minha:

O Rev. Tércio, genro da aniversariante, é Doutor em Velho Testamento, pastor e professor aposentado da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em S. Bernardo do Campo e amigo desde a década de 60, assim como a família de D. Eldah, inclusive seu marido, meu professor de inglês no Colégio Batista, em BH.

Outros comentários

1. “Meu Deus, quanta coisa viu ela acontecer em todos estes anos! Eu me lembro com saudade de seu sorriso doce, até de sua voz, falando delicadamente. Ela me dizia, "Oh, meu filho..." e emendava um conselho, um carinho... Não dá para esquecer! Abrace a Emilce por mim, agradecido pelo privilégio de haver convivido com sua mãe. Se você fizer contato com a Else, que vem exercendo este pesado ministério de cuidadora há tanto tempo, repasse a ela esta mensagem e envie-lhe também o meu abraço e gratidão por toda esta vida de amor. Ao contatar também a Evane e a Enid, envie-lhes meu abraço”. - Sergio Marcus.

2. “Parabéns, Dona Eldah, nossa pombinha da paz. Te amamos de coração”. - Pastor Olívio Andrade.

3. Hoje ela faz 100 anos!! #vovófaz100 #vovofaz100anos !!!. Era só a gente falar que ia bater foto e ela escancarava um sorriso. Em um ano, muita coisa mudou e hoje ela não interage mais, porém não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem.

Fatos sobre minha vó:

*Ela é uma pessoa alegre

*Não tem doença, só tem 100 mesmo

*Trabalhou anos no bazar da Igreja Metodista Central de BH, separando roupas e objetos e para venda/doação.

*Foi voluntária no Hospital Evangélico (BH) na área de pediatria - eu mesma fui com ela algumas vezes

*Costurava e bordava

6. Fazia bercinhos de pregador (de madeira) de roupas para bonecas

*Fazia a “pombinha da Paz”, um desenho onde a palavra Paz formava uma pomba; daí ela fazia uns versinhos com seu nome: - qual é o seu nome? Perguntava ela pro moço do caixa. Gabriel, ele respondia. “A pombinha da paz volta alto, lááá no céu e traz a paz de Jesus para o Gabriel”. A pombinha sempre voava alto e trazia a paz de Jesus para alguém. Infalível.

*Gostava de contar piada no telefone quando a gente ligava pra ela.

*Mantinha um caderninho com versinhos, piadas que ela achava engraçadas.

*Declamava de cor várias poesias/poemas - tive a oportunidade de gravar algumas.

*Perguntava pra gente: “cadê o broto?”

*Perguntava pros netos se eles estavam indo na igreja

*Catava uns cacarecos no lixo pra enfeitar a casa dela

*A casa dela era toda enfeitada de um jeito muito peculiar - difícil ela jogar alguma coisa quebrada/velha fora, tudo era reaproveitado e tinha lugar em sua casa (não era acumuladora)

*Sempre tinha a última palavra em alguma discussão. Se ela não respondia na hora, podia aguardar uns dias que ela voltava com uma resposta.

Poderia ficar escrevendo outras coisas, mas vou terminar com essa: minha vó enxugava a pia da cozinha depois de limpa. 😄

Também nunca vou me esquecer do cheiro de limpeza, de sabão de pó, da área de serviço.

Tia Else e família cuidam da vó ️ serviço de amor. Quem tem/cuida de gente idosa em casa sabe como é. A pombinha da paz voa alto lá no céu e traz a paz de Jesus para tia Else ️ obrigada, tia! - Andrea

          

Um grande beijos para essa família querida! Uma vida feliz para a D. Eldah.

Comentários

  1. Vou optar pelo silêncio. Dá um nó de emoção na gargante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém me perguntou o que é Essieme Peéle. Simples: S M P L, Sérgio Marcus Pinto Lopes, hehehe. Fácil, não?

      Excluir
  2. Obrigada pela postagem!!! ❤️❤️ Andréa Ramos

    ResponderExcluir
  3. APOIO TODO ESTE DOCUMENTÁRIO.Resumo de uma vida exemplar cristã que o tempo não apagará, frutificando eternamente nesta linda e dedicada família e em nós . Bênçãos sem fim....

    ResponderExcluir
  4. Bela homenagem. Uma particularidade, ainda namorava a Denise e d Helda, foi visitar minha família com o Prof.Oscar. Ofereceram a ela uma bala soft, aquela durinha, d Helga se engasgou com a dita bala e foi um sufoco a bala sair do local onde estava. Sempre meiga. Deus a abençoe
    Henrique Pinto - BH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês