AMIGOS NA ÁREA

Na quinta, a amiga Gilca Napier me mandou uma mensagem: "precisamos descansar: como está a pousada Belisário?". "Podem vir, não tem hóspedes: sem perigo!".
Chegaram na quarta e à noite vieram cá para casa, ela e Dr. Antônio Francisco, ambas pessoas muito queridas nossas. Ele é médico nutrólogo e ela é da área de cultura, tendo sido Diretora Geral da FUNDARTE por 8 anos.
E tem aquela delicadeza de um presente.
Aproveitamos as ilustres presenças para inaugurar a iluminação do nosso quintal. Alguns  estão dizendo que o Natal Luz de Belisário ficou melhor do que o de Gramado. Acho um pouco de exagero.
Mirian gosta de dar um capricho. 
Dormiram na pousada e pela manhã vieram tomar aqui o café. Gilca vai deixar essa cozinha brilhando, sob a supervisão de Dr. Antônio.
Na programação um passeio pela região da Serra do Brigadeiro. Aqui a Fazenda Boa Vista do Itajuru.
O pico sempre vai ficando à nossa direita.
Comunidade de Pedra Alta.
Uma parada para ver pessoas de quem gostamos muito; Zeca do Richaldo e a esposa Deja. Depois eu posto um vídeo dele.
Para alguns isso já passou da hora de ser demolido. Para nós, deveria ser eternizado. Há muito história no entorno disso.
Ninguém mais plantava arroz e aqui eles mantinham essa prática. Agora muitos voltaram  a plantar.
Vamos em frente! Contornamos a comunidade e pegamos a estrada na direção da Graminha.
Pedra da Graminha à vista.
Já lhe apresentei o Restaurante Sabor da Serra, que não está  funcionando, em função da pandemia.
Essa casa estava parecendo que seria demolida. Que nada! As pessoas estão voltando a investir no campo, mesmo que para lazer.
Subimos bastante para ter uma vista muito bonita.
Aqui tem uma pessoa muito interessante.
É o Fágner, produtor de café especial. Ele foi o primeiro lugar em concurso recente promovido pela EMATER, envolvendo produtores de toda a região de Muriaé, na categoria "terras baixas", com menos de 1 mil metros de altitude. Já fiz uma matéria com ele, mostrando a catação do café com 2 dedos, ou seja, grãos selecionados.
E bem pertinho dele uma outra família muito especial.
É a Engenheira Agrônoma Itaciara, belorizontina de nascimento, que se transferiu para Monte Carmelo junto com o marido Bruno, digo, Dr. Bruno.
Olha que massa isso! um toca disco retrô, que tem saída para cassete, DVD e também USB. 
Veja o bom gosto musical! Os mais novos nem conhecem um LP.
Coisas que a cidade não permite.
Muito menos assentar num vaso sanitário seco, altamente ecológico, que evita o lançamento de esgoto nas descidas de água, não mandando uma água contaminada para você na cidade..
Veja que estamos bem embaixo da Pedra da Graminha.
Mas cadê o Dr. Bruno? Opa! Está vindo lá, com o filho Antônio.
Quisemos conhecer a bica onde eles estavam. Veja esse paraíso!
Que vida o pequeno Antônio leva aqui.
 O Professor Bruno leciona na Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo. Em função da pandemia está dando aulas à distância. Daqui mesmo de sua casa ele já vai começar uma live com um doutorando que ele está orientando a sua tese.
Essa moradia aqui tem também o objetivo de materializar as ideias preservacionistas, mostrando para os visitantes a possibilidade de se criar uma sistema alternativo contra a quase que monocultora da café, e criação de gado para corte, o que reduz em muito as áreas de mata. 
Aqui é criado um ambiente natural, com cultivos diversos de plantas baixas como o café, banana, abacate, o e outras um pouco mais altas, como o palmito Jussara... 
Cria-se o chamado docel, que é o nivel médio de altura da floresta, com algumas espécies furando esse docel, como o jequitibá, o jatobá e o cedro.
Uma espécie vai dando conforto para a que está abaixo, fornecendo a sombra e os galhos, folhas e frutos que vão caindo, enriquecendo o solo, sem necessidade de calcário e outros insumos não naturais. Ele tem todas essas espécies plantadas aqui.
Vejo como um retorno ao Éden perdido.
Depois de tantos ensinamentos, caminho de volta.
Almoço no Restaurante Fundo de Quintal, em Belisário (32 99939 1706).
Esse cara tem um papel muito importante pra a comunidade. É o nosso operador de máquinas, que dá qualidade nas estradas.
Uma farra de doces para a sobremesa. Todos caseiros.
O cacau que faz um dos doces é colhido aqui mesmo.
Quer vir fazer a sua quarentena em Belisário? Ligue para a Pousada Belisário, 32 99826 1822.
Com certeza, o casal voltará renovado para Muriaé, nessa manhã de sexta.

Comentários

  1. Que delícia de encontro ! Sou apaixonado e fico com ciúmes quando não estou por perto ! Gilca que bom que você é Antonio se permitiram a esse refúgio para renovar suas energias e convívio com essa belezura que é Belizario ! Amigos queridos ❤️❤️❤️❤️🥰🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  2. Cleber, esta pandemia está demorando muito! Precisa acabar logo para a gente poder dar um pulo até Belisário, que, por incrível que pareça, eu não conheço ainda!

    ResponderExcluir
  3. Que bom rever vocês, Gilca e dr. Antonio! E em Belisário, com Cléber e Mirian, redescobrindo o Brasil !

    ResponderExcluir
  4. Que inveja! Queriua muito ir ai e fazer esses passseios! 🤨

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês