SEGUNDA É DIA DA DRA. LARISSA E O TEMA É ELEIÇÃO

      VAMOS FALAR DO DIREITO AO VOTO!

 

Já que domingo próximo é dia de eleição, falemos um pouquinho sobre o direito ao voto.

O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, isso quer dizer que somos um país democrático, regido por uma lei maior denominada Constituição da República, de soberania popular, que oferta ao povo o direito de escolher seus representantes, em todas as esferas de governo, seja Municipal, Estadual e Federal, por meio do voto, direto e secreto, com valor igual para todos.

Em nosso país o voto é obrigatório, devendo todos os cidadãos brasileiros, com idade acima de 16 anos, exercer seu voto no dia da eleição, caracterizado por um direito universal.

Contudo temos algumas exceções à obrigatoriedade do voto, eis que, para os eleitores compreendidos entre 16 e 17 anos e acima de 70 anos, bem como para os analfabetos, o voto é facultativo, ficando a cargo do eleitor exercer o seu direito ou não.

Apesar do voto ser secreto, os eleitores portadores de necessidades especiais podem ser acompanhados por uma pessoa na cabine de votação, se assim desejarem.

Vale lembrar aqueles que não puderem votar no dia das eleições, poderão justificar a sua ausência, em até 60 dias após a eleição. Caso contrário, terão de pagar multa à Justiça Eleitoral.

Fiquem atentos! Não pode portar câmeras, máquinas fotográficas ou celular na cabine de votação.

Apesar da prática de compra de votos ser proibida em nossa legislação e punida com fervor, ela infelizmente ainda existe. Não venda seu voto, exerça o seu direito de forma limpa e consciente. O voto corrompido causa efeitos muito além do dia da eleição, mas por todo o mandato do candidato eleito, que, certamente usará da mesma postura corrupta em todo seu governo. 

Antes de votar, pesquise seu candidato, verifique se ele tem as contas de campanha em dia, quem são seus financiadores, qual é a trajetória do candidato, quais são suas origens, como foi parar na política, se é idôneo, e se as propostas apresentadas atendem a necessidade da sociedade como um todo.

O trabalho do eleitor não acaba depois das eleições. Você, eleitor, deve assumir o papel de cidadão, acompanhar e fiscalizar o trabalho de seus representantes, especialmente aqueles que ajudou a eleger, e caso não sejam condizentes com o que dele se espera, denuncie!

Fica aqui o nosso alerta, vote consciente! Espero que seja útil!

Até semana que vem!

Dra Larissa Cerqueira é belisariense, e colaboradora desse blog, sempre às segundas-feiras.  Contatos: 32 99304 4225


Comentários

  1. Bom dia, dra. Larissa ! Muito bem explicado, estou confiante de que domingo que vem já poderei ir votar aqui pertinho de casa, em Miradouro. Estou muito feliz de poder exercer algo de cidadã, mesmo já quase aos 92 anos e convalescendo de uma fratura no fêmur. Contribuir para a consolidação dos princípios democráticos em nosso país enquanto vida tiver é tudo que eu quero. desenvolvimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais pessoas como vc, querida Nina! A Democracia precisa da nossa contribuição!

      Excluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês