LÁ DO RIO GILMAR ASSAFRÃO PERGUNTA

E Dr. Dárcio Calais responde:

Gilmar Assafrão é filho de Amélia Calais, portanto meu primo em segundo grau. Tenho lembranças agradáveis da prima Amélia, uma mulher de traços muito finos, um jeito elegante de falar e que fez belas camisas para mim. Amélia me via como um consultor de moda. Tínhamos uma boa amizade e mesmo uma certa cumplicidade. 

Sobre a cutieira, ou  joannesia princeps, também conhecida por boleira, posso garantir que ela tem mais de 70 anos nesse local, na saída de Belisário na direção da Serra do Brigadeiro.

A minha referência é que com 8 ou 10 anos eu tenho na memória minhas idas e vindas acompanhando meu pai em seu sítio e passávamos por ela, na época uma jovem árvore e essa cutieira já estava aí há algum tempo.

Pronto, amigo Gilmar! Tá aí a resposta, fornecida por um Agrônomo do mais alto nível e profundo conhecedor das histórias de Beli. Para quem não conhece, Dr. Dárcio é filho da Professora Maria Amélia Meireles Calais, primeira professora de Belisário e que dá nome à escola municipal e sua irmã Sueli Calais foi uma das diretoras da E. Estadual Pedro Vicente de Freitas

Pretendíamos um grande encontro da família quando da inauguração do novo prédio da escola, mas a pandemia impediu. Mas eu não desisti de fazermos esse encontro um dia.

Uma história que eu já ouvi por aqui diz respeito ao caráter altamente laxante de seu fruto. Contam que alguém iria se casar e um amigo, que na verdade não era amigo, fez um chá, raspando o fruto e ofereceu, me parece, para o noivo e convidados. Foi um horror e teria comprometido o próprio casamento. Alguém melhora esse caso, por favor, nos “comentários”.

Hoje a árvore é um ponto obrigatório para fotografias, tendo como pano de fundo parte do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Em época de cheias do Rio Fumaça o cenário fica ainda mais rico.

 

 


Comentários

  1. Olá primo Dárcio Calais !!

    Infelizmente minha mãe "nos deixou" em julho do ano passado, pois, sem dúvida, ao falar de você pra ela, ela lembraria e teria alguma história interessando pra me contar daquela época em Belisário, como sempre fazia. Seus últimos anos foram em Cabo Frio, morando com a minha irmã.
    Com relação a esta "cutieira", sem dúvida, é uma arvore emblemática para Belisário. Lembro dela desde criança também, quando ia para Belisário nas férias e, sua longevidade é impressionante. Que viva ainda muitos e muitos anos !
    Espero um dia nos encontrarmos em Belisário para nos conhecermos pessoalmente.
    Grande abraço pra você e obrigado pelos esclarecimento !!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber mais sobre uma companheira sempre firme, sempre lá faça sol, chuva ou um lindo luar... Nunca tinha ouvido a bizarra referência ao fruto da cutieira. Do tamarindo e da aroeira, sim até faço uso, por serem inclusive de gosto muito agradável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês