UM CURSO MUITO BOM ESSE DO SENAR

O nosso distrito vem penando com a dificuldade de se conseguir um operador de máquinas para a manutenção das nossa estradas. Com isso o vereador Lelei acertou com o SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé um curso de Motoniveladora, ou patrol como se fala por aí.
Os entendimentos entre o GAB e a mobilizadora Camila sempre são fáceis e Naira logo começou a montar a turma.
Ontem foi a abertura, no GAB. Não pude estar presente mas Camila, no centro da foto, me mandou a foto.
Nessa quinta fui ver o andamento dos trabalhos.
Mas eles não estavam no GAB, somente os registros teóricos do curso, passados na quarta.
Fomos atrás da turma. Estão na área de eventos do distrito.
A máquina foi liberada pelo Carlos Magno, da Secretaria Municipal de Agricultura
O instrutor é o professor Gilberto Cantaruti, que veio de Barbacena.
Todo mundo atento ao que lhes é dito. Fala de segurança, lubrificação, importância de cada peça...
Quero dar um destaque para esse cara. Ele é o Custódio, que presta um grande serviço à comunidade como motorista da ambulância. Pensa num trabalho penoso. Transportar enfermos em época de pandemia, várias viagens num só dia em Muriaé, a qualquer horário do dia ou da noite, final de semana... sem contar com a incompreensões de alguns já que todos querem usar o veículo, alguns como se fosse um carro de aplicativo... Com habilidade e boa vontade ele contorna tudo isso.
Na sua ausência "Foguete" faz esse trabalho.
O instrutor agora começa a dar as primeiras noções práticas da operação do equipamento.
Pera aí, professor! Vamos registrar essa turma. Todos de máscara o tempo todo.
É impressionante os recursos dessa motoniveladora. 

Eu me empolgo muito com os programas culturais do GAB, mas a capacitação é o que mais me entusiasma. Um curso pode mudar a vida de uma pessoa.Vou fazer em breve uma matéria com alguém que deu um giro na sua, após fazer um curso, recentemente, de criação de peixes ornamentais, também promovido pelo SENAR.

Comentários

  1. Muito bom. Saber não ocupa espaço.
    Lenir

    ResponderExcluir
  2. É professora Lenir. E, muitas vezes pensamos que sabemos tudo. Certa vez, há muitos anos, fizemos ai um curso de casqueamento e ferrageamento de animais e o prof. era de Belo Horizonte. No momento
    das inscrições, houve quem comentasse: o que sabe um professor disso que vive numa capital ? E outro acrescentou: com certeza vem apender a ferrar animal aqui com a gente... Bom, veio a primeira aula e o professor perguntou: que problemas pode apresentar um casco de animal ? Quais cascos de animais não podem receber ferradura? Como tratar os diversos problemas de casco? E por
    ai continuou, o pessoal gostou tanto e eram tantos os interessados que uns anos mais tarde o mesmo professor veio de novo a Belisário. O Joãozinho Aredes talvez se lembre do nome dele. Falando sobre o Custódio, motorista da ambulância, o dr. Cléber se referiu à sua habilidade e boa-vontade em prestar o serviço. Duas qualidades, que somadas a outras, são essenciais numa profissão e no caráter de qualquer pessoa. Imagino o quanto está sendo importante esse curso de
    operação de máquinas de manutenção de estradas. Quanto detalhe que "faz a diferença" e é preciso não só aprender como colocar em prática.

    ResponderExcluir
  3. O conhecimento nao ocupa espaço, expande horizontes!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa boa!
    Já que está difícil encontrar um bom tratorista melhor solução que essa não poderia ser. E que oportunidade para aprender uma nova profissão. Parabéns pela iniciativa, Lelei. Parabéns aos cursandos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns 👏 pelo seu lindo trabalho , sempre mostrando as beleza de Belisário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês