ENQUANTO A CEGONHA NÃO CHEGA

Passei na manhã dessa quarta na Unidade Básica de Saúde de Belisário para deixar fichas para que moradores se associem ao GAB-Grupo de Artes de Belisário. Vou voltar a falar sobre isso em matéria específica. 
O que quero registrar foi essa movimentação legal que vi por lá. As futuras mamães tinham consultas marcadas com o médico, dentro da programação do pré-natal e antes disso, passam por palestras curtas de orientações diversas.  
Nessa hora a Fisioterapeuta Camila estava dando instruções quanto a exercícios possíveis a serem feitos pelas grávidas, cuidados ao levantar e deitar, em função da barriga, e outras coisas mais.
Dr. Vôlnei, com o auxílio de sua assistente Juliana, também trouxe orientações sobre a importância da higiene bucal, destacando que não há impedimento da grávida tratar de dentes nesse período, devendo evitar, apenas, durante os primeiros 3 meses, época dos enjoos. Também lembrou que essa fase por si só não aumenta as cáries, mas como há mudanças na alimentação, com tendência ao consumo de mais doces, aí a higiene bucal se torna mais necessária inda. Também as Téc. de Enfermagem Janaína e Simone passaram instruções relativas a amamentação e outras mais.
Lucilene também entra na roda. Ela espera um menino.

Temos no distrito uma pessoa, que pede para não ser identificada, que faz enxovais completos para recém nascidos e nos fornece para doação às mães carentes. Já fizemos isso com cerca de 7 crianças, apenas nesse ano. Um socorro numa hora muito importante.

E por falar em saúde, segundo o Dr. Humberto, não tem havido mais incidência de contaminações pela Covid 19 em Belisário. Mas isso não quer dizer que a pandemia foi embora. Os cuidados devem permanecer.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês