É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!

XIX Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas Gerais, região de Muriaé. Ano 2020

 O concurso é realizado pela EMATER MG há 19 anos, na região de Muriaé, Miradouro, Carangola, Divino e Espera Feliz, participando em 2020 com 17 municípios e 471 amostras de café.

Os técnicos da EMATER recolhem as amostras nas propriedades, beneficiam e submetem à prova a degustadores de cafés certificados, avaliando sabor, aroma, fragrância e doçura.

Os vencedores na categoria de café natural, terras baixas, até 900 metros de altitude, foram dois produtores da Comunidade Rural da Graminha, vizinha do Pico do Itajuru, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Distrito de Belisário, município de Muriaé.

-Fagner Alves Santos: 1º lugar. Café com nota SCA 88,27 pontos, com bebida estritamente mole

-Cloves Alves do Santos: 2º lugar. Café com nota SCA 87,75 pontos bebida estritamente mole. 

Cloves é pai de Fagner, dois agricultores familiares nascidos e criados nessa comunidade rural, tradicionais produtores de café, e hoje também com serviço de restaurante na sua propriedade.

A premiação este ano será feita diretamente a cada vencedor, constando de troféus, conjunto de derriçadeira de café e pulverizador elétrico.

Cafés especiais são cafés de alta qualidade, da espécie arábica, grãos  selecionados e sem defeitos, com bebida de alta qualidade, atingindo 80ª 100 pontos na classificação da Associação Americana de Cafés Especiais- SCA.

São cafés colhidos somente os grãos maduros, sem defeitos, com secagem em terreiros suspensos ou em estufas, sem tomar chuva durante a seca. Todo o processo é realizado com práticas de muita limpeza e higiene.

Estes cafés são muito valorizados no mercado de cafeterias de grandes centros urbanos e para exportação, conseguindo altos preços de venda. 

Matéria do Dr. Edson Curi, Veterinário e Agrônomo da EMATER-MG

                                                          

Em junho de 2020 registramos uma colheita desse café. Veja lá:

Comentários

  1. Parabéns, viva o café da Zona da Mata Mineira, o melhor do mundo!
    Por favor, forneçam endereço do restaurante dos campeões.

    ResponderExcluir
  2. É. Pelo que pude entender, pesquisando a tabela oficial de classificação de café, bebida Mole (chamado também de café Gourmet) quer dizer de sabor agradável, suave e adocicado. Atinge 80 a 82 pontos; acima dele está o estritamente mole (também chamado de café especial), com pontuação acima de 82). Abaixo na classificação, com menor pontuação, vem: bebida dura, ou superior, o Riada, ou tradicional, e os bebida Rio e Rio Zona.
    Portanto, somos mesmo CAMPEÕES, na produção do Café bebida Estritamente Mole! Parabéns, à região de Muriaé, parabéns técnicos da EMATER e, sobretudo, parabéns aos laboriosos cafeicultores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês