VOCÊ CONHECE ATENAS ?

Em matéria anterior, mostramos, neste blog, pinturas do artista Funchal Garcia, na Fazenda Frossard, em Divino. https://embelisariomg.blogspot.com/2020/08/voce-conhece-regiao-de-divino.html
Pois na companhia dos mesmos primos de Miradouro, fomos à cidade de Leopoldina, na quarta-feira, dia 19/08/2020 e descobrimos um pouco do porquê da cidade ter a alcunha de "Atenas da Zona da Mata Mineira", sinônimo de gente de cultura. 
Inicialmente o local era chamando “Feijão Cru", com assentamentos de alguns pioneiros, como os Monteiro de Barros, lá pelos anos de 1831. Prosperando sempre, esse arraial em 1854 tornou-se  vila, com o nome de Leopoldina. 
Em 1881, já tinha sua emancipação como município, quando recebeu a honrosa visita do Imperador, D. Pedro II. 
Prédios antigos bem conservados, praças, monumentos, etc. completam o cenário da sede de um município de extensão territorial quase três vezes maior que Muriaé, mas de população pela metade. 
Visitamos este espaço cultural.
Também este.
Muito bem atendidos pela equipe.

Seu pintor, de renome nacional, viveu também no Rio de Janeiro, Manuel Funchal Garcia, tem mural que vimos na Praça Felix Martins e duas telas em casa da sobrinha neta, de nome Maria José Garcia. Foi a única parente do pintor que conseguimos encontrar.


O mineiro de Três Corações ocupou vários cargos na República e assumiu a Presidência da República por ser presidente da Câmara dos Deputados, após o suicídio de Getúlio Vargas, já que o vice, Café Filho declarou-se impedido, por motivo de saúde. Ele ficou apenas 3 dias no poder. Carlos Luz foi afastado desta função por um movimento militar denominado Movimento de 11 de Novembro.


O alto, onde fica a Catedral e edifícios da Cúria Diocesana, ostenta dois marcos importantes: um do engº Ormeu Junqueira Botelho, construtor da Catedral e da praça; outro, com uma imagem de Nª Sra. da Paz, marco da antiga Fazenda Paraíso, dos Monteiro de Barros, que doaram todo aquele terreno a São Sebastião - o padroeiro. 
                     
Em 1879 foi lançado por Luiz Botelho Falcão o seu primeiro jornal; "O Leopoldinense", uma folha comercial, agrícola e noticiosa. O sucesso foi tanto que outros jornais foram surgindo e abraçavam a causa da abolição da escravatura. Escritores, jornalistas e peças de teatro se aventuravam no tratamento de assuntos de relevância nas causas sociais. Até mesmo a questão da proteção à criança e o direito ao voto nas eleições foram tomando força. Artistas e poetas chegavam de fora e se juntavam á essa população ávida do conhecimento e de criação artística e literária. 
Muito da renda das fazendas cafeeiras e leiteiras foi investido em boas escolas, livrarias, cinemas, teatros, bibliotecas, etc., verdadeiras usinas para produção de cultura e arte. 
O pintor, de renome nacional, que viveu também no Rio de Janeiro, Manuel Funchal Garcia, cujo mural vimos na Praça Felix Martins e duas telas em casa da sobrinha neta, de nome Maria José Garcia, única parente do pintor que conseguimos encontrar.
Ela é escritora, ocupante da cadeira nº 12, da Academia Leopoldinense de Letrase Artes, cujo patrono é o seu tio-avô, o pintor que foi também escritor, jornalista e sertanista. Maria José reside sozinha, numa casa muito bonita e nos recebeu muito bem. 
Queremos voltar a Leopoldina para visitar ainda pelo menos duas de suas mais antigas fazendas. Depois, sim, nosso destino será Cataguases. 

Matéria de Nina Campos


Comentários

  1. Muito bom, Cléber, o que você inseriu sobre o Presidente Carlos Luz. Gostaria de acrescentar que o quadro acima, uma alegoria parecida com São Jorge da Capadócia, em casa da sobrinha do pintor, foi o primeiro quadro dele, um sertanista, talvez briga entre indígenas. E o outro, uma tela bem maior, foi pintado em casa dela, de tons muito quentes e vegetação escassa, mostrando bem a preocupação do pintor, que também escreveu livros e artigos sobre o que viu nas viagens pelos nossos sertões.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria sobre Leopoldina, aprendemos muito aqui, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria sobre Leopoldina, aprendemos muito aqui, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria sobre Leopoldina, aprendemos muito aqui, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês