TRIBUTO AO COMPADRE PINHEIRO

Ontem, sábado,  fomos a JF, acompanhando Clebinho e Pri, com os netos Lu e Léo, que aqui passaram uma semana. Eles aceitaram o convite dos tios Beto e Mariza para dividirem o retorno para SP, e nós também fomos, em nosso carro.
Já próximos de JF recebemos a notícia do falecimento do querido amigo Pinheiro. Ele vinha tendo problemas no coração, estando internado já há dias.
Juntamente com a Comadre Ruth, fazem parte de décadas de nossas vidas. Nos aproximamos, através de seus filhos  Nanando e Marcinho, já na década de 70, em movimentos jovens na Igreja Metodista Central e depois Metodista do Bairro S. Luzia.
Um relação tão forte que eles foram escolhidos para padrinhos de nossa filha Bianca, na foto com  1 ano.
A casa deles era o ponto de encontro do grupo jovem. Ele se integrava como se fosse um deles. Não perdia uma apresentação ou viagem do Conjunto Elohim.
Com Pinheiro aprendi a fazer churrasco pra grandes grupos. Era o churrasqueiro oficial da Igreja Metodista, Granbery, Maçonaria... Numa viagem certa vez a Inhapim, com Ruth e Mirian, um churrasco de um casamento na roça foi feito com 2 garrotes. Também por sua influência me tornei maçom.
Eles estiveram aqui em Belisário tão logo nos mudamos, e essa foto foi numa visita à sua casa em dezembro de 2016. Faltou Marcinho.
Do Face da amiga Lucimar Caixeiro retiramos essa foto, com o comentário:
"O que dizer hoje com a partida inesperada do nosso amigo Pinheiro! Corações entristecidos e ficará o seu legado aqui na terra. Eu ficarei com as doces lembranças dos acampamentos de carnaval da Igreja Metodista em São Mateus, no Dom Orione. Quantas risadas e casos! Perto dele não tínhamos tristeza e o canto da boca doía de tantas risadas.
Sim, ficarei com a lembrança de sua voz, no coral da igreja, os braços grandes para colocar as samambaias no alto do altar, e os churrascos maravilhosos que só ele sabia fazer. O arroz até hoje não descobrimos como fazer. Partiu com ele a receita. 
Nossa! Ficaria aqui a lembrar de todas as coisas que vivemos e aprendemos com ele! Que o nosso bondoso e amado Deus o receba na Glória com seus braços abertos!
Um abraço grande para sua amada esposa Ruth Affonso, seus filhos Nando Affonso e Márcio Affonso e seus netos: Aninha, Pedro, Esther, Débora e Sarah!
Descanse em paz amigo! Você combateu o bom combate! 
Da página de Ruth retiramos essa foto.

Toda uma geração está lamentando essa perda. A pandemia é tão cruel que nem permitiu que fôssemos ao enterro, restrito apenas à família, à sua pastora e representantes da Maçonaria.
Não fosse isso, centenas de pessoas estariam no Parque da Saudade para se despedirem desse grande amigo que partiu.

Comentários

  1. Meus sentimentos. Quando parece não haver mais espaço para más noticias... aparece mais uma.
    Tempos difíceis...

    ResponderExcluir
  2. Pinheiro uma pessoa marcante. Alegre, sonhador, critico e grande amigo! Tinha alegria de viver e grande amor pela natureza! Vai fazer muita falta, mas, acima de tudo deixara orgulhosas e agradáveis lembranças! Abraço aos familiares!

    ResponderExcluir
  3. Pinheiro.....um ícone....não tem como não lembrar dos momentos em que tínhamos o prazer de saborear os almoços que ele e fazia....o churrasco era de uma qualidade quase insuperável.
    Ele e Dona Ruth, que dupla!

    Tenho certeza que o céu está em festa!

    Para nossa QUERIDA dona Ruth...nossos sentimentos, extensivo aos familiares, sintam-se calorosamente abraçados!

    ResponderExcluir
  4. Que tristeza! Pai e mãe também ficaram consternados com a notícia. Que Deus leve o conforto aos familiares e amigos. Zélia Maria, Reginaldo e toda a família Salomão

    ResponderExcluir
  5. Lembro do "seu" Pinheiro ma Juvenília em Resplendor, em 1993, onde ele foi para cozinhar para a moçada. Depois fui seu pastor e de sua família, em S. Mateus. Eu o visitei já com algumas fragilidades de saúde. Uma pena a sua morte. Que Deus console dona Rute, Nanando, Márcio e familiares!
    Maurício Ramaldes

    ResponderExcluir
  6. Cleber e Mirinha, obrigado pela atenção e carinho no post "Tributo ao Compadre Pinheiro", a mãe ficou muito feliz emocionada. Que Deus os abençoe e a cidade de Belisário seja abençoada também. Obrigado pela homenagem. Abraços pra todos. Márcio

    ResponderExcluir
  7. Houve muita tristeza na terra neste dia. Mas em compensação, que grande festa no céu!

    Pinheiro chegou lá com aquele constante sorriso e enchendo o ambiente de alegria.

    Louvado seja Deus por esta vida. Quem com ele conviveu também é abençoado, recebeu um privilégio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês