D. NINA CAMPOS, NO PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO

Mostramos o vídeo da amiga Nina dando um rolé na PARQUE ESTADUAL Serra do Brigadeiro. Lembro que atualmente ela mora em Miradouro e de lá ela partiu  para Bom Jesus da Madeira, distrito de Fervedouro.
Ela foi com os primos Lucas e Deise, no táxi do Sr. Helio Braga. Lucas foi fundamental para fazermos essa matéria, me enviando o material e ajudando do ordenamento.
Uma passagem por  Monte Alverne, distrito de Miradouro.
 
Ela fez questão de pegar a Matriz separadamente.
De nova eles põem os pés, digo, os pneus na estrada..
Chegando no distrito de Bom Jesus da Madeira. Aqui tem placas mas esse não é um ponto forte da zona de amortecimento de nosso PESB. Às vezes, a gente anda às cegas por essas estradas.
Ao fundo na Serra do Brigadeiro, o Pico do Boné, o principal atrativo do Parque, sendo o mais visitado. Fica a 18 km de Araponga com seus 1.860 metros acima do mar, tem 360 graus de visão de toda região e a sua trilha é a mais fácil do parque, são 4 km de trilha em estrada de uma antiga carvoaria da Belgo Mineira, dos anos 1960 em mata atlântica, nível de dificuldade médio.
O ponto mais alto do PESB é o Pico do Soares com 1.985 metros de altitude, sendo a Pedra Campestre o segundo maior pico do Parque, sendo também chamada de Pedra do Pato, com 1.908 metros. Dentre outras elevações o nosso Pico do Itajuru, localizado no extremo sul da Serra do Brigadeiro, com 1590 metros.

Agora eles chegaram na Pousada da Dª Eva.

Que aprece na foto com o esposo Jair, o filho, Júnior e a esposa deste, que guarda relação forte com Belisário.
A nora de D. Eva é filha de Calixto Aredes, que nasceu em Belisário.
O relógio na parede mostra a foto de Calixto, que D. Nina destaca ser filho de João Aredes, e a família morava casa numa casa já demolida,  ao lado de Lindim/Leonídia. Ele é irmão de Joãozinho Aredes, o nosso manicure de animais.
O almoço foi na pousada.
Que, como se vê, tem uma boa estrutura.
E vai aí o contato da pousada. Nem sei como está nessa época de isolamento.
Mas eles não pararam na D. Eva, agora vieram para este outro lugar bem aprazível.
O nosso guia turístico Silvan Vital (32.99968 8091) reforça sempre o dinamismo dessa família Galdino. Adão, o proprietário aqui, é irmão de D. Eva. A família pega junto na incrementação do turismo na região. Destaca ele que aqui tem cachoeira, área de camping, chalé...Tudo bem estruturado.
Ai o Sr. Adão e a esposa Maria. 
Anota aí o contato.
Claro que você conhece a famosa D. Nina, que já mandou em muitos embaixadores brasileiros pelos diversos continentes.
No fechamento do passeio, olha com quem eles toparam! O famoso Timbuca, da tourada.
Vamos voltar no tempo, prá mostrar uns flashs da passagem dessa grande figura por Belisário.
Conhece esse rapazinho na plateia da tourada do Timbuca, ao lado de Paulino Balbino? Para quem é de fora, é o nosso vereador Lelei.
Vá vendo!
Todas essas fotos são de novembro de 2010.
Agora mostramos fevereiro de 2015.
E fechamos a matéria com quem a idealizou e forneceu material. D. Nina também é fã de Timbuca. 
Deixa passar essa pandemia e programe uma vinda aqui. Comece por Belisário, onde também temos ótima estrutura receptiva com guias como Silvan e a Verde Aventura (32.98439 1995) que tem até quadriciclos para alugar. Aqui a hospedagem é na Pousada Belisário (32.99826 1822).
Uns dias aqui e depois sobe um pouco mais ao norte da Serra, também usufruindo dessas outras maravilhas.
Por falar em Silvan, estamos felizes pelo seu projeto de retomada da fanfarra ter sido habilitado para receber apoio, na seleção que está sendo feita pela FUNDARTE. Belisário na torcida.

Comentários

  1. Tudo ótimo no seu blog, Cléber. Melhor que isso é só ir lá, sentir o ar fresco das matas, o canto das águas nas cachoeiras e o calor humano bem mineiro das pessoas pelo caminho e nas pousadas. Dentro do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, ali onde está o Centro dos Visitantes e o Museu, antiga residência do Brigadeiro Bacelar, tudo está fechado, por causa da PANDEMIA DO CORONA VÍRUS. Sabíamos disso. O nosso objetivo era mesmo ver as paisagens, as localidades e almoçar aquela gostosa comida mineira, de D. Eva, hoje a cargo do filho Júnior e da nora (filha do belisariense Calixto Aredes). Aí, foi que ficamos sabendo que mais acima de Bom Jesús do Madeira, uns poucos dois ou três kms, está a Pousada dos Galdinos (do irmão de d. Eva, Sr. Adão), com cachoeira e área de lazer muito aprazível. Já estou sonhando passar aí uns bons dias no verão, quando também o Parque estiver recebendo turistas. De regresso, encontramos Timbuca, essa figura encantadora, comunicador nato e admirável,.que adora Belisário e ficou muito feliz em nos ver. Contou-nos que tem sofrido muito com esse regime de isolamento, mas faz questão de obedecer tudo direito, como a maioria dos estabelecimentos. Pode saber que vou rever seu blog sempre ! Muito agradecida e parabéns por uma matéria tão bonita e importante. Abraço e beijo a você e Mirian.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver a dona Nina!! Saudade dela!! Pessoa muito querida ... Vou mandar estes posts para o Antônio, que sempre pergunta por ela!
    Gilca Napier - Muriaé

    ResponderExcluir
  3. Muito emocionada com essa matéria. Sou apaixonada por esses lugares, conheço todos. Fiz uma viagem no tempo, Timbaúva então... Quanta lembrança boa. Parabéns! Belíssima matéria.
    Vc me proporcionou um momento de muita emoção.

    ResponderExcluir
  4. A conferir: Joãozinho Arêdes é sobrinho do Calixto e não irmão.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, eng. Dárcio, pela correção. Acho que vi o sr. Calixto uma só vez. Ultimamente falava-se muito nele em Belisário, pelo belo e grande loteamento que ele fez, no centro de Belisário, mesmo morando em Monte Alverne, distrito de Miradouro. Faleceu recentemente, deixando um bom legado de empreendedorismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês