CAMINHANDO E RECEITANDO

Temos caminhado, porém por trechos já bem conhecidos e assim nem posto.
Mas Mírian me sugeriu fazer uma matéria sobre essa trepadeira, que aparece em grande quantidade nessa época do ano e embeleza o nosso campo.
É o Cipó de São João e ficamos sabendo de seu valor medicinal quando da vinda aqui do Coral da AABB-BH e uma das integrantes fez muita propaganda. Sempre que o grupo vem em Beli ela logo procura saber se está tendo a planta, para levá-la.
Eu repudio fortemente uma prática que vem sendo comum, a de receitar remédios. Quem faz isso é médico, qualificado para tanto. Mas essas ervas medicinais são mesmo divulgadas de maneira informal.
Ela é recomendada no tratamento do vitiligo, aquela doença de manchas brancas na pele.
Uma consulta no Google confirma tudo isso:
"Conhecido popularmente como cipó-de-são-joão, cipó-bela-flor, marquesa-de-belas, cipó-pé-de-lagartixa e cipó-de-lagarto, entre outros nomes, é nativo de várias regiões do Brasil. ... Na medicina popular, suas flores são empregadas contra o vitiligo e o caule é usado como tônico e contra diarreia, entre outras doenças."
Flor-de-são-joão | Flora | G1g1.globo.com › noticia › 2014/12 

"Por este motivo, este chá, é muito usado para auxiliar em tratamentos contra depressão e ansiedade, devido suas propriedades calmantes e antidepressiva. A Erva-de-São-João é popularmente usada como anti-inflamatório, pois ajuda tratar espasmos musculares, cãibras e tensão muscular resultando dos espasmos."
https://www.floramedicinal.com.br/cha-de-erva-de-sao-joao-p676/
Aconselho a você pesquisar mais, caso seja de seu interesse.

Comentários

  1. Fique tranquilo... Uma coisa é receitar o medicamento, outra coisa é divulgar a sua eficácia.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de planta ! E para o embelezamento da propriedade, que ótimo!
    Ando bastante pelos arredores de nossas cidades, na Zona da Mata Mineira, e o que vejo mais é descaso. São raros os proprietários que cuidam bem das cercas, das entradas das sedes, das beiras de estrada com plantio de flores, das fontes de águas, etc. São recursos importantes na valorização do patrimônio, não só daquele proprietário como de todo o entorno. Isso foi ensinado na China, há mais de 500 anos antes de Cristo, pelo filósofo Confúcio, em "Cápsulas de sabedoria
    como viver produtivamente e alcançar as virtudes".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês