VIVA SÃO PAULO!

Afinal, hoje é dia de S. Pedro ou S. Paulo? O dia é de ambos, mas o feriado no município se dá por ser dia de S. Paulo, padroeiro de Muriaé. 
Muito justo. Pra mim Paulo ficou injustiçado nessa história, pois sequer tem um dia exclusivo para ele, como outros santos de menor expressão. Quem sabe a ideia da I. Católica foi a de, propositalmente, juntar ambos num só dia, pelo peso que Pedro e Paulo têm na formação do cristianismo. Mais abaixo voltaremos nesse tema.
Normalmente esse feriado não é guardado em Belisário, que opta pelo Dia de S. Antônio.Em função da pandemia, o comércio fechou em peso.
Comércio fechado inquestionavelmente ajuda no isolamento social.
Vamos voltar na discussão lá de cima. Fazendo justiça para com Paulo, recorri ao consultor de embelisariomg para assuntos teológicos, o pastor metodista, Rev. Messias Valverde e dele ouvi que:

Pedro e Paulo representam os dois grandes pilares do cristianismo, mas lembra que Paulo foi o maior escritor do Novo Testamento e expandiu vigorosamente a pregação do Evangelho, com a preocupação de formar cristãos não somente de linha judaica, mas também aqueles de matriz não judaica. Ele deixa isso muito claro em Gálatas 5. 6 “Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
Completa o Rev. Messias que o cristianismo não teria sobrevivido sem ambos.
Lembra que o cristianismo continua dividido em termos de batismo, celebração eucarística e cúltica, mas é preciso termos a coragem de Paulo, sempre nos lembrando de que nada disso tem valor algum e sim a fé que opera pelo amor. A pregação paulina se deu sem preconceitos e reservas, tendo a fé em Deus e o amor ao próximo como foco.


Comentários

Posts mais visitados do último mês