CAVALO OU BURRO? ÉGUA OU MULA?


Você sabe a diferença entre eles? Eu confesso que estou aprendendo. Então vamos conversar com um especialista no assunto, o amigo/irmão Haroldo Barros, que se tornou nosso fraterno após um encontro no Restaurante Fundo de Quintal, em maio de 2019, juntamente com a esposa Tânia. Ele é muito ligado a Belisário sendo primo do nosso belisariense Aloísio Rogério. Também na mesa o primo Marcus Campos, de chapéu.
Você deve começar aprendendo com ele que a mula não cria. Mula é resultado do cruzamento de égua com jumento. Se a cria der um macho, é o burro. Ambos são classificados como muares.
Também se consegue um muar através do cruzamento de cavalo com jumenta.
Outra coisa é que a mula ou burro dá mais conforto para o cavaleiro e tem mais preparo físico que o cavalo ou égua. Cansam menos, enfrentam mais desafios. Em função disso um burro ou mula valem muito mais. 

Um animal desses que você vê pode custar cerca de 35 mil reais.


Outra informação é que poucos muares deixam o cavaleiro montar “no pelo”, ou seja, sem arreios e todo o aparato.
Alguns que você verá nas fotos abaixo já deram ao amigo Haroldo mais de 50 mil, competindo e ganhando em mais de 60 pistas só em premiações, já que ele participa de concursos diversos, por esse Brasil a fora. Isso é a sua paixão. Um muar “dos bão” pode valer até 150 mil.
Um animal de marcha “picada” dá mais conforto e uma montaria mais macia, o que permite muitas horas de sela, sem se cansar, explica Haroldo. 

Uma marcha pode também ser “batida”. A seguir vamos mostrar uma animal na pista mostrando as diferenças.

Você consegue cruzar uma égua adquirindo sêmen de jumentos de primeira linha, que vão lhe proporcionar uma cria a seu gosto, em termos de pelagem, orelha, cabeça...
Com isso, quando você quiser ofender alguém daqui por diante, não o chame de jumento, mula ou burro. Cavalo ou égua ofende mais.
Veja na próxima matéria um vídeo com um animal lhe mostrando os diversos tipos de marcha




Comentários

  1. Amei essa matéria! Nunca soube destes detalhes e achei muito interessante.

    Sobre como xingar alguém aqui silenciosamente no meu coração usei a palavra cavalo para designar um homem que tem feito muito mal...

    Parabéns ao Blog e aos proprietários dos valiosos muares! Valem como um carro de luxo, sugiro trancar bem o curral-rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendo é coisa com esse blog kkkkkkkk nao fazia ideia dessas diferenciações. Muito interessante!!!!
    Obrigado por oferecer tanto conteudo, provocar boas risadas, despertar memorias e saudades boas.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a materia! Em termos de curiosidades, bom ressaltar que as mulas nao criam mas tem um sentimento maternal aguçado. Em alguns chegam a tomar o potrinho novo de uma egua, ou ate mesmo o bezerrinho de uma vaca! Outro diferencial entre os muares e os equinos e que os primeiros desenvolvem alto indice de afinidades com os seus donos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Haroldinho. Muito interessante. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir

  5. E xingar de "besta quadrada ou, besta ao quadrado" , então é pouco... Deveria xingar de cavalo ou égua, e melhor, "filho duma égua", não é? Até minha adolescência, nas férias, andava a cavalo, um repasse apenas nos sítios de parentes aqui perto de Miradouro,MG. Sempre soube que o bico do sapato não deve apontar para fora, com os pés você deve como que abraçar a barriga do animal. É certo isso ? Aguardo a resposta na próxima matéria... viu dr. Cléber ? Essa matéria realmente bate record .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês