ATENDENDO D. NINA, TOMAMOS O RUMO DO SERROTE

Deixar de atender D. Nina chega a ser perigoso. Ela sugeriu uma caminhada na direção da Comunidade Fazenda Veiga, onde a gente passa sempre, mas dessa vez com um objetivo bem interessante.
Tomamos a direção de Itamuri e entramos na primeira saída, à esquerda.

Região de grande plantio de bananas. Aqui mora o João Batista, o Rei das Bananas.
Não é o melhor para caminhadas, pois tem uma estrada pouco plana, fortes subidas... Deixamos o carro próximo à Igreja do Serrote.
Região bastante produtiva, não se restringindo somente às pastagens. 
Bastante água.
Propriedades bem conservadas.
Aquele casario centenário é o nosso destino.
Fomos recebidos por essas simpáticas mulheres.
Hilda Costa é filha de D. Esmelinda Carvalho Costa, ou "Vó Tita", que foi a segunda esposa do Sr. Joaquim Costa, sendo este pai do famoso Waldemar Costa, comerciante de grande influência em Belisário, pai de Neide, Nei, Neper, Nahor, Nereu, Neura, Kakati .. tudo gente muita amiga.
De quarentena com ela a nora Márcia, que reside em S.B. do Campo.
Uma casa que tem muita história.
Joaquim Costa foi um farmacêutico prático, que se dedicou muito à leitura e ao preparo de remédios. Nesse quartinho fazia os medicamentos para socorrer aos enfermos que o procuravam. Muitas ervas eram colhidas em seu terreiro.
Piso original.
A vasilha de vidro servia para o preparo das ervas. A balança é apenas uma réplica da que ele usava à época.
Uma foto do Casal Joaquim e Esmelinda.

E essa, quem será? É uma das filhas de Hilda. 
E agora ficou fácil, né?  É a Elisângela, que veio a se casar com Braulinho Balbino.
Éder Fernando é outro filho, Técnico em Enfermagem na Fundação.

Relógio histórico.
Essa foi a última foto tirada da "Vó Tita", quando completou 88 anos.
Mais peças históricas.
Em breve, muita mandioca será arrancada aqui. Generoso como é, certamente que Braulinho vai trazer um quilo pra mim.
O terreiro está bonito com a boa colheita do café.
Esse é o torresmo. 
João é primo e ajuda na lida da fazenda.

Hilda foi nascida e criada aqui.
Preocupada por se achar desarrumada, logo me mandou um zap com essa foto produzida. Fez bem pois, por estar solteira, eu falei com ela que quem sai nesse blog logo acha novo casamento. 
             
Márcia me mostrou 3 livros do Sr. Joaquim Costa.
Vê-se que era uma pessoa à frente de seu tempo.
E foi suplente de vereador, pelo PSD.
Em meio a tantos documentos antigos o documento de compra desta casa, datado de dezembro de 1922, quando Miradouro ainda era Santa Rita do Glória.
Foi uma muito agradável visita. Caminhamos um pouco mais à frente e voltamos.
Outra pessoa interessante. Trata-se de "Toninho da Nora". Ele é um missionário do Evangelho. Foi um dos fundadores da Igreja Cristã em Belisário e depois abriu aqui outra igreja, que atualmente se reúne apenas uma vez por mês, pois muitos deixaram a roça.
Sempre que a gente caminha por aqui recolhe frutas se perdendo na beira da estrada.
Gadinho bonito.
E já estamos entrando em Beli, depois de pegarmos a estrada de Itamuri.
Tudo isso mantendo distância e com máscara. Temos muito respeito pelas pessoas que estão isoladas na zona rural.
Sobre Joaquim Bebiano Costa. D. Nina, no Tomo II de seu livro História de Belisário nos informa que ele era filho do italiano Luis Ferola, sendo um homem inteligente, auto-didata, entendido em Farmácia, botânica medicinal sendo um estudioso da Bíblia e do espiritismo de Alan Kardec, doutrina que abraçou. 
Na sua Fazenda Brisa Fresca plantou espécies botânicas de valor medicinal, aprendeu a manipular remédios alopáticos, e ai montou o seu laboratório de farmácia.
Legiões de enfermos o procuravam para tratamento, alguns já em estado terminal. No andar térreo da casa foi dando guarida aos doentes mais graves, também aos desvalidos e àqueles que já não podiam regressar. 
Chegou a colher até duas mil arroubas de café em sua fazenda, onde também criava muares, éguas, jumentos e burros, para as tropas da época.
Joaquim Costa faleceu em 23/01/1977 e na memória de Belisário e da região ele sempre será lembrado, completou D. Nina.





Comentários

  1. Convém lembrar também que nas décadas de l929, l930 até perto de l940 Belisário e Santa Rita do Glória, junto também com Rosário da Limeira, Camargos(Pirapanema) e Itamuri era um único distrito de Muriaé. Com a emancipação de Santa Rita do Glória em 1939, a instalação da Câmara Municipal e mudança do nome para Miradouro em 1943, Joaquim Costa, muito conhecido e respeitado ai também, passou a se eleger vereador com muito boa atuação política. Em Belisário, já desmembrado de Rosário da Limeira, atuava fortemente na política o cel. Francisco Gomes Campos, nomeado vereador
    para todos os distritos da região, sendo depois sucedido por seu filho Joaquim Gomes. Entrava em cena na política de Belisário, também o forte comerciante Waldemar Costa, filho de Joaquim Costa
    hoje no www.embelisariomg muito bem lembrado.

    ResponderExcluir
  2. Dada a proximidade da região da Fazenda de Joaquim Costa com Miradouro, seus serviços de farmacêutico prático se estenderam por toda a região da grande divisa e, com a emancipação de sta. Rita do Glória em 1939, mudança do nome para Miradouro em l943 e instalação do Poder Legislativo, Joaquim Costa se tornou vereador aqui por vários mandatos. Ai, em Belisário, a política girava ainda em torno do Cel. Francisco Gomes Campos e seu filho, Joaquim Gomes. Continuando com a liderança do comerciante Waldemar Costa, um dos filhos do homenageado de hoje,
    o nosso "cientista de farmácia e kardecista", o grande humanitário Joaquim costa.

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindo minha neta já foi aí tive o prazer em conhecer a Ilda pessoa maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Sou sobrinho (por casamento) de um dos filhos do sr. Joaquim, o Itamar. Conheci quando criança o Toninho da Nora, que visitava o tio Itamar em São Paulo, depois em Juiz de Fora. Muito legal ver essas imagens e saber dessas histórias. Parabéns pelo simpático trabalho! Francisco Eduardo Britto, de São Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês