MUITA CALMA NESSA HORA

O assunto na TV e nas redes sociais é somente um, a pandemia. Muita repetição, muitos vídeos, áudios que a gente nem abre, até por que a repetição é enorme. 
O pior é a exploração política dessa desgraça de ambas as correntes. Isso eu estou absolutamente fora. 
O número de contaminados no mundo é muito grande e crescente e nesse quadro eu temo muito a paranóia que tende a se instalar. A wikipedia assim classifica: 
Paranoia é um instinto ou processo de pensamento que se acredita ser fortemente influenciado pela ansiedade ou medo, muitas vezes ao ponto de delírio ou irracionalidade. O pensamento paranóico geralmente consiste na crença de que a pessoa está a ser alvo de perseguição ou de uma conspiração

As tensões vão aumentando e eu quero falar de um ponto específico que pode alimentar isso; a alta dos preços. Já tenho sentido isso em nossa comunidade e tenho conversado com comerciantes. 
Está havendo abuso? Pelo que me foi mostrado eu diria que não, pelo menos numa primeira análise. O preço de um produto é uma cadeia, que começa no produtor, indústria, distribuidor, vendedor intermediário, comerciante, chegando no cliente. Quando um desses elos, por motivo justo, ou por ganância, extrapola, os efeitos vão cair na ponta, o consumidor. 
Notas fiscais que me foram mostradas apontam que muitos produtos sofreram altas ao chegarem no distrito. Um dos comerciantes atribuiu isso à corrida das pessoas em fazer estoque, num primeiro momento da quarentena decretada. O produto some e pela lei da oferta e da procura, seu preço sobe. Ontem ouvi de um comerciante de Muriaé o seu profundo temor, pois precisou limitar suas vendas a pagamentos somente em dinheiro ou cartão. Nada de fiado ou cheque. Ele tem as suas razões para fazer isso, mas o cliente dificilmente vai entender, conforme ele mesmo imagina. O momento é de compreensão, de ambas as partes. Comerciantes e clientes precisam se respeitar. O primeiro mantendo equilíbrio nos reajustes e o segundo honrando com os pagamentos devidos e não fazer estoque sem necessidade. 
Quem sabe é hora de mudarmos certas marcas, deixando de lado as que subiram muito, o que contribui pra a queda do preço. Todos precisamos sobreviver a essa crise, sem perdermos a bonita relação de confiança que aqui sempre existiu. 
Repito: MUITA CALMA NESSA HORA!

Comentários

  1. Na minha juventude, antes de me casar, eu conversava com amigos e algumas vezes no assunto casamento alguém dizia: "Será que vale a pena colocar filhos no mundo para sofrer? As coisas estão muito difíceis. Guerra no Vietnam, Guerra fria, perigo de guerra nuclear... etc."
    Os filmes de catástrofes mundiais eram comuns. Eu pensava: "Isso não vai acontecer na minha geração"
    Hoje estou pasmado com essa Pandemia. Pensei que isso nunca fosse acontecer.
    Vamos nos educar para combatê-la adequadamente.

    ResponderExcluir
  2. Um segmento que funciona com eficiência numa democracia é o livre mercado, que pode também ser chamado de concorrência. É graças a ela que as fábricas se veem forçadas a manter seus produtos a preços competitivos, sem perder de vista suas qualidades. E quem se beneficia desse sistema é justamente SUA MAJESTADE O CONSUMIDOR. Em tempos de pandemia/coronavírus, o EMBELISARIO nos faz um alerta que é tão simples quanto eficiente: adquirir produtos semelhantes cujos preços estejam mais em conta. É bem verdade que a pandemia do coronavírus traz com ela muita ansiedade, mas ela vai passar. E vai passar mais depressa se seguirmos a sugestão de EMBELISÁRIO: MUITA CALMA NESSA HORA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês