ACONTECEU O 57º ENCONTRO

Aos poucos eles vão chegando para mais um encontro do Projeto Mente Ativa.
Em mais um ambiente diferente. Estamos na casa de Nenê, participante fiel do projeto.
E a turma vai chegando.
Um bom número. Muitos justificaram a ausência.
A proposta dessa tarde, como no encontro anterior, foi a de resgatar o hábito da visitação e reforçar o relacionamento interpessoal, que vem se perdendo ao longo dos anos. Mirian vai conduzindo a conversa nesse sentido.
Nenê foi colocada no centro da roda.Falou de sua trajetória de vida, após se casar, com 25 anos, com um viúvo de 5 filhos e que com ele teve 10 outros.
Vários outros assuntos foram abordados como costumes do passado e o papel da mulher na sociedade daquela época e avanços atuais.  
O que eles mais gostam é de relembrar o modo de vida e costumes nos anos idos. Manezim explica como se fazia um tipo de parede das casas. A anfitriã Nenê destaca os diversos tipos de casa que teve pela vida, muitas delas precárias em suas paredes e coberturas. Hoje sente-se morando num palácio, em vista do que já teve. Mas, de fato, a sua casa é muito boa.
Mas parece que eles nem sempre falam a verdade. Depois de muitos falarem das dificuldades em namorar, pela rigidez dos pais, Odila chutou o balde. "Nada disso! A gente se virava e dava um jeito para namorar escondido!"
Hora do lanche.
Já passando das 16 horas, vamos ao bingo.
O povo de Belisário ama um bingo.
Dani Clemente vai cantando as pedras.
E Angelina completa a primeira carreira. Aparecida entrega o brinde.
E ela também entrega para Aparecidinha o segundo brinde, por ter completado a cartela.
Em nome do grupo Gilmara agradece a anfitriã pela recepção. 
Como sempre, encerramos com uma oração. De lá visualizei essa fruteira no terreno vizinho.
Fui lá pegar. Era uma pereira.
A propriedade é de D. Leontina. Ela é parte integrante de nossa história de vida. Com 12 anos lavava roupas na casa da avó de Mirian, Ester. Era uma contraprestação de serviços já que fazia isso para que a "Vó Ester" ficasse liberada para cortar roupas para a mãe dela costurar. Ela também se lembra de minha mãe Cléa e de minha avó Izolina, que também morou aqui em Belisário.
Mais um encontro super agradável. Com o grupo do projeto Mente Ativa e com D. Leontina.

Comentários

Posts mais visitados do último mês