MENTE ATIVA ATÉ DEBAIXO DE CHUVA

Aconteceu o 57º encontro desse projeto do GAB. E foi bem diferente. Primeiro a turma deu uma boa caminhada, subindo o morro que vai para Rosário da Limeira. Mirian e eu não pudemos participar já que os baianos chegaram pouco antes da turma sair para esse programa. Eu dei uma breve chegada no local, o sítio de Cristiane/Isaías, levando algumas que têm dificuldade de andar muito.
Nenê segue firme. Parei o carro para fotografar.
Outro grupo vinha um pouco atrás.
E Manezim já está lá na frente. Também ele é novo, tem pouco mais de 80 anos.
Neusa tirou essas fotos do grupo subindo.
Nós chegamos no local e D. Odila, mãe de Cristiane, mora em frente.
E recepcionou o grupo.
Cristiane na porteira.
Chegamos num horário impróprio para alguns.
Dani chega trazendo Julita.
Fiquei impressionado com a quantidade de galinhas, frangos, pintinhos... Mais de 200 cabeças.
Os netinhos me acompanharam.
Descalços e pisando em cocô de galinha. Isso não tem preço para uma criança nutela.
D. Odila, a filha Maria, a mais velha e Cristiane, a caçula.
Gráucia presente. Maria também não costuma perder.
Cláudio, Cirinho, Manezim, Nenê ...
Voltei para casa com os netos e Dani conduziu a programação.
Retornei depois das 16h para pegar o grupo que levei e todos os demais. É que caiu uma baita chuva, André foi comigo em um outro carro. Eu dei duas viagens.
Chegamos já na hora do café.
Aparecidinha ...
Julita e Neusa...
Dani Clemente, que faz parte da coordenação do projeto, conduziu esse encontro, deixando a turma à vontade para conversas e colocou D. Odila na roda, para que ela contasse um pouco da sua história de vida.
Ele tem 73 anos e foi casada com Olivar, com quem teve 9 filhos, um deles também Olivar. Casou-se novinha, com apenas 16 anos, e sempre morou na região. Logo que se casou foi morar com a sogra, D. Lodelina, que tinha fama de brava, mas conviveu muito bem com ela.  Declarou que sempre foi muito feliz, não se arrependendo de nada que fez e nem do que deixou de fazer. Só lamenta ter perdido o marido ainda novo, com apenas 57 anos. Foram casados por 35 anos e já está viúva há 22 anos. Tiveram uma ótima convivência e revela que nunca tiveram qualquer desentendimento.


Participamos do momento de agradecimento aos anfitriões e a Deus.
E vamos à foto oficial.
Dani relatou ainda que D. Odila destacou que a família teve momentos difíceis na vida, depois da perda do marido. Nessa fase recebeu muita ajuda de pessoas, lembrando-se de Jairo e Nenen Clemente, tios de Dani.
Ela reconhece que a criação dos filhos foi diferente. O marido jogou mais pesado com os filhos que nasceram primeiro, como Maria, esposa de Bastião Pedro, presente no grupo, que não podia trabalhar fora, antes de se casar. Já Cristiane, filha caçula, teve mais liberdade, saiu de casa para trabalhar e outras coisas mais.
Dani comentou que foi uma tarde muito alegre e foram muito bem recebidos.


Comentários

Posts mais visitados do último mês