BONITO COMO A SERRA DO BRIGADEIRO EU NUNCA VI...

Esse blog tem diversos colaboradores que mandam fotos e fazem ou sugerem matérias. Marcos Barros, de Muriaé me avisou que um certo casal muito interessante estava pedalando pela Serra do Brigadeiro e que pernoitariam na Pousada Belisário uma noite do feriado de carnaval. Pois fui lá para conhecê-los, na hora do café, antes que partissem.
São eles Marcus Vinícius e Juliana Kalil. São de Viçosa.
Marcus conheceu a Serra do Brigadeiro através de Juliana em 2019 e ficou impressionado. Ele conhece bem a Serra do Cipó, já que é de BH e também a Serra da Canastra, mas a beleza da Serra do Brigadeiro supera ambas, segundo ele.
Ele me disse serem um casal de loucos pela natureza e pelo esporte sobre duas rodas. 
Eles partiram na manhã seguinte, postei uma porção de coisas sobre o CARNABELI e deixei essa matéria no forno.  Somente hoje, quinta, pedi a Marcos Barros o contato do casal e eles me mandaram um monte de fotos e áudios explicando o que e por onde passaram. 
As fotos não estão na sequência do trajeto que eles fizeram.
Aqui em Araponga,  onde deixaram o carro e começaram a aventura. 
O casal fez questão de destacar que todo o conhecimento da região foi possível depois que eles descobriram o Projeto Volta do Brigadeiro, de Marco Barros, de Muriaé. 
Eles partiram de Araponga no sábado via Dom Viçoso-Careço e chegaram em Belisário, após atravessarem a imponente Serra do Itajurú. Perderam algum tempo, pois as condições das trilhas eram bem extremas tornando a aventura ainda mais técnica, mas foram compensados por uma ótima recepção de uma senhora chamada Rosimere, que forneceu para eles pato com arroz e muito carinho.
Nesse primeiro dia eles pedalaram 9 horas e percorreram 50 km. Pernoitaram na Pousada  Belisário depois de um receptivo banho de chuva. Após o café e partiram para continuar a realizar a Volta do Brigadeiro. Passaram pela Cachoeira do Nahor, Serrania, Monte Alverne e Bom Jesus do Madeiro, fechado o segundo dia ... depois seguiram viagem sentido a cidade de Pedra Bonita. Pegaram muita lama em Monte Alverne, Samambaia..., onde tomaram a direção da Fazenda Vista Alegre. Nesse percurso experimentaram mingau de milho verde com queijo...
Os joelhos de Juliana reclamaram muito nas subidas dos morros e  muitas vezes tiveram de empurrar as bicicletas.
Com tudo isso chegaram em Pedra Bonita somente na noite de segunda e se hospedaram no Hotel do Brigadeiro, dirigido por Genserico, um ex-piloto de motocross e organizador de eventos da região.
Na terça tentaram retornar para Araponga via Parque do Brigadeiro e chegaram próximo do Pico do Boné, mas resolveram voltar para Pedra Bonita devido as precárias condições da trilha. Somente pegaram o caminho de casa na quarta-feira, passando por Matipó Grande, Matipozinho, atingindo o topo da Serra de Matipó, onde avistaram a Pedra de Santana no seu lado norte, e desceram para a Cachoeira do Pereira.
Marcus Vinicius e Juliana curtiram muito a alimentação própria de cada lugar por onde passaram. Em Santana comeram pão com ovo numa padaria e bolo de fubá. Tudo isso foi marcante para eles.
É bonito ver a interação deles com as pessoas e a valorização dos bens naturais e edificações da região.
Já sem forças e carregando as bicicletas, conseguiram chegar em Araponga na quarta. “Muita lama, cachoeiras para nadar, dores, cãibras, uma maravilhosa receptividade por onde passamos... tudo isso reforça em nós a certeza de que nossa Minas e o nosso povo mineiro é do C....” , declarou Marcus Vinicius.
Queremos tê-los de volta, quem sabe trazendo amigos de pedal.

Se você quer conhecer e fazer turismo rural por aqui, Marco Barros pode lhe orientar (32) 99825 1005.
Pode programar passeios com quadriciclos, caiaque e muitas outras coisa mais, com a Verde Aventura (32) 98439 1995 e também combinar passeios com um guia de turismo especializado, residente em Belisário, que é Silvan Vital (32) 99968 8091.
E a hospedagem em Belisário o contato é (32) 99826 1822.




Comentários

  1. Bacana demais!
    Eu também nunca vi lugar tão belo e cheio de diversidades assim.
    Parabéns ao casal, pois pedalar nesse ambiente da Serra do Brigadeiro é desafiador.
    Parabéns pelo belíssimo projeto Marcão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paraíso!!!! Gratidão Eduardo. Um desafio icomens
      urável!!! Marcão é 10!!!

      Excluir
  2. Saudades de refazer este belíssimo trajeto!! Parabéns ao casal!!! Sei que é uma linda experiência! Cada cantinho mais lindo que o outro!

    ResponderExcluir
  3. Juliana e Marcos Vinícius, vocês estão de parabéns! Que desafio, meu Deus! Valeu a pena ver as belezas de Minas Gerais. Acho que agora vou amarrá-los no pé da mesa pra ver se sossegam. Rs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Dudu, mas você também faz parte desse projeto. Parabéns para o Vinicius e a Juliana que encararam um pedal bruto e ao mesmo tempo encantador!
    Na Serra do Brigadeiro é assim!
    Vale a pena conhecer!
    Também gostaria de parabenizar o Cleber Paradela que dijulgou a Volta do no site EmBelisario.

    ResponderExcluir
  5. Cumprimento Marcus Vinicius e Juliana Kalil, de Viçosa pela tenacidade, interesse por nossa região,
    capacidade de ouvir e entender o povo humilde e sofrido que recebe com o que tem de melhor ao forasteiro desconhecido. Esse entendimento à base de humildade, sinceridade e boas intenções é uma lição que nossos políticos dos Três Poderes precisam aprender. Mas Brasília já se perdeu nas iniquidades, já não é a de JK, já não é do povo... na verdade está povoada de políticos viciados
    na corrupção, no luxo e na malandragem. O Brasil é outro, felizmente... como Marcus e Juliana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês