ENCONTRO REGIONAL DE FOLIA DE REIS

Mírian e eu descemos a Serra de Belisário por volta das 16 horas. Parei para registrar isso.
Tínhamos em Muriaé um convite para um belo chá da tarde. Foi na Castelo Branco, na Gávea, na casa de Elizabeth, que está ao lado de Zé Maria, na foto.
Tudo idealizado e organizado por esses dois, Otávio e Enzo. Isso mesmo. Eles prepararam tudo e arrumaram a mesa, nesse padrão. 
Lembra que eles vieram passar a virada do ano em Belisário, juntamente com Moysés e Simone ?
Um papo de maior conhecimento com a dona da casa, aposentada como professora e orientadora educacional.

E nossos carros, meu e de Zé Maria, já ficaram estacionados no mesmo lugar e fomos caminhando para a Lagoa da Gávea.
Opa! Já topamos com belisarienses por aqui. Enzo veio trazer sua mãe Letícia para um passeio.
Logo à frente topamos com o restante da família
Quase todos os Balbinos também vieram ver o evento, que começará daqui a pouco, fechando o Natal Luz promovido pela Prefeitura e também para aproveitarem o novo espaço, que deu boas opções de lazer para a família.
Já mostrei este presépio, mas vai novamente.
Um bom público presente.
Comemorando o Dia de Reis foi organizado, pela FUNDARTE, esse Encontro Regional de Folias de Reis. A primeira a se apresentar foi a Anjo Serafim.
Bonitas as fantasias . Um belo colorido  também nas roupas do "palhaço".
Depois do chão eles fizeram uma apresentação no palco, com músicas e versos rimados exaltando o Menino Jesus, os Santos Reis, desejo de bênçãos para o público...
Outra folia entra em cena.
Olha que surpresa agradável! José Maria Cardoso, de quem sou fã de carteirinha, está puxando suas letras adaptadas nas músicas tradicionais, junto com a Folia de Reis Estrela de Davi, de Rosário da Limeira.
 Esse seu largo sorriso é a sua marca.
Mais Belisário na área. Professora Ivânia e Adão.
Agora a terceira folia. Foram 5 ao todo, sendo todas de Muriaé e a de Rosário da Limeira.
A mocinha não tem medo do "palhaço", já o garotinho... Quem não teve medo do "palhaço" na infância que atire a primeira pedra.
Belisário à direita. Já no alto da serra.
E no carro de Zé Maria trouxemos duas portas que foram doadas por Moysés para instalarmos nos banheiros de duas suites da pousada
Do Wikipedia resumi:

Folia de Reis é uma manifestação cultural católica, cultural, comemorativa da festa religiosa da Epifania que se caracteriza por celebrar a adoração aos Reis Magos que visitaram o Menino Jesus, segundo a Bíblia Com instrumentos musicais os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra. Essa devoção ocorria em toda a Europa durante a Idade Média e de Portugal foi trazida para o Brasil Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural. As canções são sempre sobre temas religiosos.

Comentários

Posts mais visitados do último mês