BOMBEIROS VISITAM O PRÉDIO DA ESCOLA MUNICIPAL EM BELISÁRIO

Foi na tarde dessa sexta. 
As falhas apontadas foram muitas. Goteiras descem sobre o pátio/refeitório...
... o piso fica altamente escorregadio.
... fiação exposta pode gerar curto,
ainda mais com fios expostos em contato com paredes úmidas.
A Professora Gilcéa foi convidada por eles para abrir a escola, que está em férias e acompanhar a inspeção. São eles o Sargento Júlio Cézar e o Cabo Henrique.
O Cabo logo percebeu na placa o nome da então Secretária Municipal de Educação, quando da reforma do prédio, a Professora Maria Amélia Xaia. Ela foi sua professora em Muriaé.
Os militares mandarão depois o Laudo de Vistoria, mas para não dizer que tudo estava fora dos padrões de segurança, a mangueira e o registro do fogão a gás estavam ok.
Ainda bem que as crianças nem mesmo retornarão para esse local. Em maio deverá ser entregue o novo prédio da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais, ansiosamente esperado pela comunidade.

Comentários

  1. Convém lembrar, na cerimônia de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais as professoras que a antecederam. Sobretudo as irmãs Marieta e Bartira, filhas de Sebastião Gonçalves Martins, autodidatas que em condições também muito precárias lecionaram em Belisário. Quando ai cheguei, em janeiro de 1991, ouvi muita gente dizer que o que sabiam o deviam a dª Marieta ou dª Bartira, voluntárias do bem que ensinavam em suas casas e "às vezes" recebiam um troquinho como remuneração por parte da família. Se o aluno era da roça, recebiam um frango ou meio saco de inhame de vez em quando. A vinda de Dª Maria Amélia Meireles Calais, em 1939 e a construção do primeiro prédio de escola, ora em fase de substituição por um muito melhor, representou na ápoca um avanço estupendo. Havia já um ano que a família de Marieta e Aristóteles Ferreira havia se mudado e Belisário estava sem nenhuma escola. Diga-se de passagem,
    que quem nomeou essa primeira profª formada para Belisário foi o então prefeito, Dr Geraldo Starling Soares e a posse se deu em 05 de fev. de 1939. Três dias depois, a matrícula estava pronta: 43 alunos, 30 dos quais completamente analfabetos. Daí, o nº de matriculados só aumentou.
    Até 1972, quando se retirou para aposentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês