BELISÁRIO TEM SURPRESAS SEMPRE

Mostrei uns poucos pés de abacaxi na casa de Eloi/Dani Clemente. Ela me disse que havia gente com plantação maior, aqui pertinho. 
Fomos lá para conferir.
Estamos na casa de João e Nadir. Eles não estão em casa, mas fomos registrar a plantação dos abacaxis. De fato, muitos pés e já colheram muitas frutas.
Aproveitei e levei umas folhas de couve. Mirian havia me encomendado. 
Estamos de volta, passando na casa de Élson/Marli Clemente. 
Diga-se de passagem que a casa está muito bonita.
Batemos um papo com Dr. Grelson, Médico Veterinário em Natal, no Rio Grande do Norte. De lá ele acompanha e comenta sempre o nosso blog e nos assessora em assuntos de sua área.
Ele deu uma belíssima aula de apicultura para os nossos visitantes. 

O neto de Elson mergulha sem medo da agá fria.
Já estamos de volta. A água subiu na estrada, mas deu para passar.
Mirian nos esperava com o almoço.
Comida mineira, com a couve da Nadir.
Mas não paramos por ai. Uma leve cochilada e vamos ver mais novidades.
Propriedade de Nei Costa, na saída de Beli, direção Itamuri.

Vou matar esses caras de tanto andar na roça. Waldemar e Átila Costa são os mentores do que vamos lhe mostrar.
Viemos conhecer uma plantação de pitaia. Não sabia que tínhamos isso por aqui. Segundo Waldemar já venderam cerca de 800 mudas da planta. Eu já separei as minhas. Apenas R$ 12,00 cada. Ainda tem algumas.
Tá ai a plantação.
Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa". É também chamada de "fruta-dragão" em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora). Como a planta da pitaia só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de "flor da noite".
Queremos chegar perto. Arrisco sempre a minha vida para melhor lhe informar.
Simone me fotografando lá de cima.
Waldemar e o irmão Átila são Agrônomos e fizeram estudos dessa planta para trazê-la para a nossa região, onde se adaptou bem. Ela carece de muito esterco orgânico. Aqui usam esterco de gado, que temos em abundância.
Como dito acima, a flor só abre à noite. Uma abriu ontem e a outra vai abrir essa noite.
Ele ajuda, retirando a flor já aberta e me explica que agora começa o processo de fecundação, que pode ser feito pelas abelhas, surgindo dai o fruto. 
Essas serão colhidas logo.

Veja que chique esse fruto.
É muito saboroso. Lembra o Kiwi, mas sem a acidez daquela fruta. Mirian adora.
Não é uma fruta barata. Em Muriaé pode ser encontrada por R$ 30,00 o quilo.
Parabéns aos irmãos Waldemar e Átila, por estarem abrindo novas possibilidades de negócio para o nosso povo.


Chegando no distrito.

E os visitantes estão tomando rumo de casa. Neura encaminhando os sobrinhos que estão retornando para BH. 
 








Comentários

  1. Seria interessante também saber desses jovens agrônomos algo que possamos entender, que não seja muito técnico, sobre as propriedades alimentícias dessa linda fruta. Já experimentei algumas, mas com certo receio por serem derivadas de cactus, planta que antigamente tínhamos como não comestíveis ou pelo menos de valor desconhecido. Parabéns aos "meninos do Ney" por nos trazerem essa novidade.

    ResponderExcluir
  2. Sou ávido leitor de tudo que se publica EMBELISARIO, porém, como já disse outras vezes, tenho predileção pelos assuntos locais, em especial pelos cenários rurais. A matéria de hoje já me chamou a atenção logo no início com a foto de um estábulo bem funcional. Por quê? Porque esse era meu ambiente de trabalho até 1956. Quanta saudade! A Jardineira era a vaca mais dócil e a Cubana tinha o leite mais "duro". Além das lembranças tão boas, a matéria de hoje me trouxe também um grande aprendizado, pois eu não conhecia essa pitaia, pelo menos com esse nome. Surpreende-me que a espécie se adapte bem às privilegiadas condições climáticas de nossa região, pois cactáceas são próprias de climas semiárido. E continuando no meu processo de aprendizado do dia pergunto aos primos agrônomos se a pitaia é uma fruta ou uma infrutescência.

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas à Dona Nina e ao primo Dárcio pela demora na resposta, e aproveito para agradecer ao Cléber pela postagem e pela visita.
    As razões pelo atual processo de popularização da Pitaia, acredito eu, são justamente as propriedades alimentícias altamente benéficas à saúde que ela oferece. É rica em antioxidantes, ômega 3, ferro, fósforo, vitaminas (B,C e E), regula o intestino e pressão arterial. Atualmente está sendo firmada uma parceria entre a UFLA (Universidade Federal de Lavras), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), AbraPPitaia e o Governo Chinês, para estudo de moléculas antitumorais antioxidantes (principalmente a betalaina) presentes especialmente na casca da fruta.
    Primo Dárcio, é um fruto, aqueles pontos pretos na polpa são as sementes, ricas em Ômega 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada que se desculpar, caro primo e colega Waldemar. Todos nós temos nossas prioridades e, muitas vezes, a resposta, depende de uma oportunidade. Fico-lhe grato pelas repostas claras e animadoras, principalmente para o uso futuro da pitaia. A Natureza está cheia de "segredos" a serem descobertos pela pesquisa em benefício de todos nós. Gde. abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês