ACONTECEU O 44° ENCONTRO

Estamos falando do Projeto Mente Ativa, com a Terceira Idade, que acontece às quartas-feira, promovido pelo GAB. Cada dia um tema é trabalhado. Nesse foi a retomada do que foi tratado no encontro anterior: a primavera, que entrou nessa última segunda-feira.
Aos poucos eles vão chegando.
Dentro do programado, plantio de flores nesse canteiro. O casal Luzia/Landis  trouxe mudas de crisântamo e Margarida. Angelina Silva, de azul, trouxe  trapoeraba. 

Você conhece isso? Nem eu. O professor Google nos mostra.
O encontro foi coordenado por Sônia e Angelina Coelho.           
Olha quem está aí! Silvana. Seja muito bem vinda. Veio abaixar a idade média do grupo.
Em grupo as coordenadoras estão discutindo:  "Na vida somos semeadores." Angelina...
E Sônia.

Opa! Outra novidade. Ivânia veio,  embora a sua mãe tenha faltado. Ela até sentou-se no chão como que querendo dizer
-eu ainda não estou na terceira idade. Vá lá Ivânia! Assume!
O grupo hoje foi pequeno, mas isso é perfeitamente justificável. Não há matrícula, não há chamada. Algumas justificaram por motivo de viagem, outros foram em Muriaé... esse turma já não merece mais ser cobrada por nada. 
Um lanchinho sempre tem.
As duas meninas.
A foto das primas tremeu, mas vai assim mesmo.
Eles discutiram que pela lei do plantio, quando alguém planta algo deverá colher aquilo que plantou. Quem plantar morangos vai colher morangos. Se plantar café, colhe café. Primeira preocupação, portanto, é o que plantar?
Outra preocupação: como plantar? A Bíblia traz textos falando sobre isso, comparando o plantio da lavoura com a forma que nós vivemos e o que vamos colher dessa vida.
Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará” (2 Coríntios 9). Primeira lição: precisamos plantar muito.
Mas também temos de ter qualidade na hora de plantar. Mateus 13 fala sobre isso:
Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na.
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu muitos frutos.”

A pessoa que semeia algo bom colherá algo proveitoso em algum momento. Já aquele não faz a sua parte e deixa de semear ou semeia mal, não colhe nada, ou, às vezes, colherá coisas ruins por conta disso. “Quem planta vento colhe tempestade.

No nosso dia a dia plantamos sementes no coração das pessoas, seja através de um aconselhamento, uma opinião, e devemos observar a forma e a hora de falar. Muitas vezes falamos o certo na hora errada. Em outros momentos, falamos de forma errada, com rancor, remoendo coisas do passado ou com agressividade.

Às vezes, a gente acha que não valeu a pena plantar uma coisa boa, pois acabou não vendo de imediato um fruto bom. Quem nunca plantou uma fruteira e quis arrancá-la por que nada dava e com o tempo ela veio a produzir? 

Por isso, não devemos desanimar em plantar aquilo que é correto e justo. Um dia colheremos, pois Deus é justo e um bom agricultor. Nosso papel é plantar boas sementes!


Comentários

Posts mais visitados do último mês