NINGUÉM VAI SEGURAR ESSA GAROTADA

To make=fazer. É sobre isso que vamos lhe mostrar: o MundoMaker,  "uma escola de inovação e tecnologia que surgiu com a intenção de proporcionar experiências de aprendizagem que ajudem crianças, jovens e adultos a despertar seus potenciais criativos e empreendedores". (https://www.mundomaker.cc/sobre/).
Fomos lá nessa manhã, acompanhando Tiago e o neto Léo, que é aluno dessa escola, nos sábados, para dar encaminhamento pedagógico ao seu alto interesse pelo conhecimento, principalmente de caráter tecnológico. Fica pertinho de sua casa, na Vila Leopoldina. 
Amamos o que vimos já que gostamos e cremos que a transformação de uma sociedade somente se dá pela capacitação de seus membros, já começando pelas crianças.
Conversei com Dagmar, a proprietária da escola, que nos informou que aqui adotam uma educação integral, onde o aluno é incentivado a trabalhar com o respeito para consigo mesmo, com os colegas, com a sociedade e o mundo. Isso á passado para eles quando da matrícula, onde aprendem o que pode, o que não pode, as ferramentas, os limites nas brincadeiras. Isso é educação integral.
Eles aqui não são chamados de instrutores, mas de mediadores. 
o ambiente estimula a criatividade e o aluno constrói o seu próprio caminho de aprendizagem,  vibrando com o que aprende fazendo.
Léo está desenvolvendo um cofre com botões giratórios de segredo.
Vini é o seu mediador.

Essa máquina é show.
Uma cortadeira a laser. Observe a madeira no seu interior.
No computador é programada a peça que se quer produzir e o laser faz os cortes necessários.

Olha o que puderam  fazer com essa máquina!
Um ambiente super propício para incentivar uma criança na carreira tecnológica, principalmente aquelas que já apresentam essa vocação, como o meu neto.
Também adultos vêm aqui para desenvolver soluções para os seus negócios, como, por exemplo, um sistema de proceder a pesagem do gado, interligando a balança com a ficha do animal, que assim apontará o seu desenvolvimento.
Até festas de aniversário acontecem aqui. Oficinas no térreo e depois a comilança no outro andar

Comentários

Posts mais visitados do último mês